segunda-feira, 27/01/2020
Avisos de Pautas

Relembre e se inspire com as palestras do Movimento Inova

Palestras aconteceram durante os dias 05 e 06 de dezembro, na EFAPE

​​​​O início do ano letivo (no dia 03 de fevereiro) é sempre uma época de revisitar métodos, repensar metas e refletir com as boas práticas da rede. Para inspirar professores num ano muito importante, a Secretaria da Educação disponibiliza todas as palestras que aconteceram durante os dias 05 e 06 de dezembro no Movimento Inova.

São 26 vídeos sobre vários assuntos discutidos durante o evento, como: Educação midiática, metodologias ativas, cultura maker, entre outros para auxiliar os profissionais da Rede nos desafios da educação para o século XXI.

CLIQUE AQUI E ASSISTA

O Movimento Inova surgiu no contexto do Inova Educação, programa da Secretaria da Educação criado com o propósito de atender todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, oferecendo atividades educativas mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada aluno, por meio dos componentes Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

Palestrantes como Anna Penido e Debora Garofalo discutiram temas como competências socioemocionais, educação midiática e tecnologia na sala de aula, dentre outros. “Revisitar as palestras é uma chance de rever tudo o que foi passado e também absorver um pouco de conhecimento para retransmitir aos alunos das mais variadas formas”, explica Debora Garofalo.

+ Movimento Inova estreia com salas lotadas, premiação e muita tecnologia

Na ocasião, a Educação promoveu uma mostra interativa e um hackaton de projetos escolares de grande sucesso em 2019. O prório conceito de Hackaton – uma reunião de programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software com o objetivo de criar soluções para um desafio – foi transportado para a Educação, e os problemas apontados tinham a ver com a sala de aula, a comunidade escolar ou o cotidiano dos alunos. “O importante aqui foi ver a união de todo mundo em prol da solução de um problema. Usando tecnologia, e não apenas aquela no computador. Fico muito feliz de ver que isso se aplicará a todo o estado ano que vem”, pontua Samira Barbosa, PCNP de Matemática.

Confira uma das palestras: