quarta-feira, 11/12/2019
Avisos de Pautas

Retrospectiva: Visão do Futuro realiza exames oftalmológicos em alunos da rede

Programa ofereceu acompanhamento médico e óculos de graça para preservar a saúde ocular dos estudantes

Cerca de 3.500 estudantes matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental nas escolas estaduais foram beneficiados pelo programa “Visão do Futuro” em 2019. A iniciativa é feita em parceria com Secretaria de Estado da Saúde e o com o Fundo Social de São Paulo.

Através da ação, professores da rede, previamente capacitados pelas Pastas, realizam testes de acuidade visual (TAV) em sala de aula autorizados pelos pais ou responsáveis. Esses testes acontecem em multirões, que ocorrem nos meses de maio e junho nas escolas da rede estadual.

Os estudantes que apresentarem alguma anormalidade no TAV foram encaminhados para hospitais de referência, em datas programadas, para consultas oftalmológicas, exames necessários. “Ficamos felizes que o programa avançou e começou pela cidade de Campinas. Acreditamos que a acuidade visual é importante para o aprendizado psicossocial e pedagógico do estudante”, afirma o dirigente regional de ensino de Campinas Leste, Nivaldo Vicente.

Os exames foram simples, e se detectada a necessidade, os óculos são feitos e depois encaminhados para as respectivas escolas. “É bem simples, é só fechar um olho com a mão e tentar ler o que a professora mostra. Se tiver problema no olho e não conseguir enxergar, a gente tem que usar óculos”, conta a pequena de 6 anos e aluna da Artur Segurado, Analu Isla.

Histórico do programa

Desenvolvido há 11 anos na capital, o Programa Visão do Futuro conta com participação de hospitais universitários como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Nesse período, verificou-se que de 20% a 30% das crianças nessa faixa-etária apresentam alguma alteração visual.

“O importante é recuperar a visão dos alunos, porque depois do diagnóstico, nós também oferecemos acompanhamento médico. Além disso, esse programa tem como objetivo melhorar a questão educacional do estudante”, conta a coordenadora, Naide de Oliveira.

Desde 2009, o programa ultrapassou a marca de 1 milhão de estudantes avaliados, 66 mil pares de óculos entregues e mais de 143 mil estudantes encaminhados para consulta.