• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/05/2019
Crédito: A2img / Mastrangelo Reino
Cultura é Currículo

Semana Nacional de Museus: Museu da Casa Brasileira promove oficinas e festival gastronômico

São diversas atrações durante a semana

Até dia 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que convida museus a abrirem suas portas para a comunidade e preparar atividades especiais no fomento à cultura e educação em todo o país.

Instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira (MCB) analisa e preserva a memória da arquitetura e do design brasileiro. Para essa semana especial, a instituição promove diversas atividades. Na quarta-feira (15), quem for ao museu das 10h30 às 12h, poderá participar da “Oficina na Calçada – As Palavras e as Casas”, em que serão elaboradas transcrições poéticas a partir de relatos afetivos e jogos de palavras.

A Semana Nacional dos Museus é uma forma de incentivo à visita e apreciação de um importante instrumento cultural para estudantes e professores.”O museu é um espaço de conhecimento, de reflexão, de debate sobre a cidade, da sua história e o seu desenvolvimento social, econômico e cultural”, afirma Maria Luiza Chaves, ex-diretora do Museu Histórico e do Café e especialista em Museus.

Já na sexta-feira (17), das 10h30 às 12h, acontece mais uma edição da Oficina na Calçada, desta vez com o tema “Manual de Instruções”, que vai mapear os diversos usos dos objetos da casa e sua interação com o corpo.

Encerrando a Semana de Museus, nos dias 18 e 19 de maio, das 10h às 20h, o MCB promove o Festival “Cultura de Boteco”, evento gastronômico que reúne os petiscos exclusivos de botecos premiados de São Paulo. O evento faz parte da programação oficial da Virada Cultural 2019 no MCB e espera receber mais de 5 mil pessoas durante o final de semana, com a proposta de conectar o público com botecos autênticos de São Paulo, mostrando sua importância para a Gastronomia, a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa.

Com atividades lúdicas e interativas, a programação é dirigida para todas as idades. “Museus são modelos de utilidade pública, aliando através de seus serviços e exposições espaços de educação e entretenimento para crianças e família e  educação ampla para adultos”, explica a museóloga e arquiteta Gegê Leme Joseph.

SERVIÇO

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
Telefone: (11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h às 18h
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
*Grátis aos sábados, domingos e feriados
Estacionamento pago no localAcessibilidade no local