• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/12/2019
Crédito: A2 Fotografia / Gilberto Marques
Avisos de Pautas

Termina hoje (04) as inscrições para programa de intercâmbio no Japão

Intercâmbio acontecerá entre os meses de maio e novembro de 2020

Terminam hoje (04) as inscrições para o programa de Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama – 2020. Todos os professores efetivos da Secretaria de Estado da Educação de qualquer disciplina podem participar do processo, cuja etapa de pré-seleção se encerra hoje.

Os interessados deverão preencher o link abaixo e responder o formulário de pré-seleção.

A seleção é feita por etapas. Para participar é preciso ter, no mínimo, Nível 3 de Proficiência em Língua Japonesa – Nihongo Noryoku Shiken. Depois de preencher os dados, a última fase constituirá em uma entrevista realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE, em São Paulo, com data prevista para a primeira quinzena de dezembro de 2019, na qual será avaliada, entre outros elementos, a proficiência na Língua Japonesa.

A província de Toyoma mantém parceria com a Secretaria da Educação desde 2009. Além do concurso de desenho, cuja premiação aconteceu há poucos meses, o programa de estágio pretende ampliar experiências e fortalecer laços culturais, uma vez que vários brasileiros vivem na região.

O estagiário prestará assistência aos professores japoneses na condução de aulas para crianças de origem estrangeira, possibilitando uma reflexão sobre questões e soluções para a (re)adaptação de crianças repatriadas do Japão para o Brasil. O grande objetivo é contribuir não só para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países parceiros, como também incrementar as relações internacionais por meio do convívio entre o estagiário e a população local, na troca de experiências e práticas pedagógicas.

Leia o edital completo

O intercâmbio acontecerá entre os meses de maio e novembro de 2020. Todas as despesas serão cobertas pelo governo de Toyama – passagens de ida e volta, estadia, além das despesas de transporte para o cumprimento do Programa em território japonês. Apenas as despesas com passaporte, visto e demais taxas ficarão a cargo do candidato aprovado.