• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 14/03/2020
Concursos

Última semana para inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Provas estão marcadas para 26 de maio e 26 de setembro

Essa é a última semana que escolas têm para realizar o cadastro de alunos na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020. É preciso que as escolas preenchem a ficha de inscrição dos estudantes, que devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola.

Escola, faça a inscrição nesse link

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

Este ano a prova da 1ª fase ocorrerá em 26 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes do Brasil todo participaram da olimpíada, e 12.948 alunos de São Paulo foram premiados com medalhas ou menções honrosas.