quarta-feira, 14/08/2019
Boas Práticas

Unesp promove exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo

Mostra apresenta informações sobre a Universidade Estadual Paulista e detalhes dos 24 campi da instituição.

Até o dia 23 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe a mostra “Unesp: a universidade de todo o Estado de São Paulo”. Com informações e detalhes dos campi da universidade pública com maior abrangência territorial paulista, a mostra tem visitação gratuita no hall de entrada da sede do Legislativo paulista.

Unidades móveis da Unesp farão um rodízio na área de estacionamento da sede do Legislativo paulista para a prestação de serviços e atendimento ao público. Estarão envolvidas na iniciativa as unidades móveis jurídica, de oftalmologia e odontologia.

“A ideia surgiu no ano passado, entre os diretores das unidades. Ter a oportunidade de levar a universidade à Casa do Povo Paulista, como é conhecida a Alesp, é uma maneira diferente de mostrar a real dimensão da Unesp, a importância dela para o ensino superior e para o desenvolvimento regional do Estado, aumentando o nível de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no ambiente universitário e melhorando nosso diálogo com a sociedade”, ressalta o professor Enes Furlani Junior, diretor da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira e vice-presidente do Fórum dos Diretores da Unesp.

Em 2019, cerca de 55% dos estudantes ingressantes tinham concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 24% desses calouros se declararam pretos, pardos ou indígenas.

“A mostra da Unesp é uma ação construtiva que aumenta o nosso diálogo inclusive com a classe política. Para qualquer pessoa, até para um deputado estadual ou um secretário de Estado, é muito difícil, dada a nossa abrangência, visitar e conhecer todos os nossos campi, em 24 cidades. Então, encontramos uma forma de reunir todas as unidades para levar a Universidade para dentro da Alesp”, salienta o professor Marcelo Carbone Carneiro, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp em Bauru e um dos organizadores da exposição.

A universidade realiza ações afirmativas para a inclusão social e, desde 2014, põe em prática o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, que preenche anualmente pelo menos 50% das vagas dos cursos de graduação da Universidade e reserva 35% dessas vagas do sistema a quem se autodeclara preto, pardo ou indígena.

No total, uma comunidade universitária de mais de 60 mil pessoas gravita em torno das unidades da Unesp, somando-se cerca de 38 mil estudantes de graduação, 14 mil alunos de pós-graduação, 3 mil professores e 5,5 mil funcionários técnico-administrativos.

Mostra “Unesp: a universidade de todo o Estado de São Paulo”
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo – Espaço Heróis de 32 (hall de entrada, acesso pela Avenida Pedra Álvares Cabral nº 201)
Espaço 5º Centenário (acesso pela Avenida Sargento Mário Kozel Filho s/nº) e área de estacionamento
Datas e horários: de 12 a 23 de agosto de 2019, das 9h às 18h