sexta-feira, 25/10/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

USP promove premiação do Concurso de Vídeos sobre Mudanças Climáticas

Premiação acontece no dia 08 de novembro e celebra os melhores vídeos sobre o tema

Novembro marca o mês da premiação da 4º edição do Concurso de Vídeos sobre Mudanças Climáticas das Escolas Públicas do Estado de São Paulo. A ação é promovida pelo Projeto Ecossistemas Costeiros, da Universidade de São Paulo, e tem como intuito dialogar com as escolas e seus estudantes sobre a importância da preservação do meio-ambiente e os impactos da destruição ambiental no clima do planeta.

O evento que irá saudar os melhores vídeos enviados por escolas públicas no primeiro semestre desse ano ocorre durante o evento “Reunião Anual do Projeto Ecossistemas Costeiros”, no dia 8 de novembro, a partir das 18 horas, no auditório do Prédio da Odontologia da USP. Os vídeos vencedores podem ser vistos AQUI.

O Projeto Ecossistemas Costeiros é uma ação pesquisa e extensão, formado por professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, somado a uma rede de colaboradores, como Parque CienTec USP, Raia Olímpica da USP, Parque Estadual Ilha Anchieta, Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins, Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual do Itapetinga. “Temos diversos parceiros na divulgação e na realização das atividades. Ampliar esse tema para as escolas públicas é fundamental para a realização do concurso”, pontua a professora Érica Miranda.

Entre suas atividades, o grupo promove a capacitação de professores e estudantes de escolas públicas sobre o tema mudanças climáticas globais, visitas ás Unidades de Conservação para a realização da “Trilha das Mudanças Climáticas Globais”.

“As visitas do grupo são um modelo de atividade outdoor na qual colocamos os estudantes como autores de seu próprio conhecimento, porque eles têm conhecimento da causa na prática e podem formular suas próprias visões”, pontua o professor Alexandre Ramos. Ao fim dessa atividade, os estudantes são convidados a desenvolver um curta-metragem sobre o tema, como síntese do processo educativo.