• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 18/01/2020
Destaque

Vale do Paraíba recebe 12 novas escolas do PEI

Só no ano de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede

A região do Vale do Paraíba terá 12 novas escolas participantes do Programa de Ensino Integral (PEI). A iniciativa faz parte do programa de expansão do modelo de ensino integral, a maior já registrada no estado. Só no ano de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado.

“Este anúncio é muito significativo para um governo que prioriza a educação, como é o nosso. É a maior expansão do programa de ensino integral do estado de São Paulo”, declarou o Governador João Doria. Em 2019, 417 escolas da rede estadual funcionam nesta modalidade, e a expectativa do Governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.

Estudos apontam que o Ensino Integral ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos.“O rendimento dos estudantes de tempo integral é 50% maior do que os das escolas normais. Uma pesquisa do Instituto Sonho Grande na rede estadual de Pernambuco indicou que quem sai do ensino integral têm 17% a mais de chance de ingressas no ensino superior, além de ter uma renda de R$ 265 superior já no início da carreira. Estamos falando de uma realidade que afeta profundamente a aprendizagem dos jovens”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da Educação.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, pontua o secretário Rossieli Soares.

O investimento no Ensino Integral também ajuda a cumprir as metas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação que determinam que 50% das escolas devem oferecer essa modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente. “Nossa meta é expandir a oferta de ensino integral na rede para que nossos jovens possam ter qualidade de educação e estimular competências socioemocionais desde sempre”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED na Educação.

Como o PEI funciona

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Detalhamento dos municípios no Vale do Paraíba

Município

Nome da Escola

ARUJA

BENEDITO MANOEL DOS SANTOS

CACAPAVA

ARRECIERES NATALI

CACAPAVA

JOSE DE MOURA REZENDE MINISTRO

JACAREI

HERMINIA SILVA DE MESQUITA PROFA

JACAREI

SILVIO JOSE SECCO PROF

LORENA

ARNOLFO AZEVEDO

LORENA

REGINA BARTELEGA DA CUNHA M JUNQUEIRA ORTIZ MONTEIRO

PINDAMONHANGABA

DEMETRIO IVAHY BADARO DOUTOR

PINDAMONHANGABA

RUBENS ZAMITH PROFESSOR

SAO JOSE DOS CAMPOS

EDGAR MELLO MATTOS DE CASTRO ENGENHEIRO

TAUBATE

CESAR COSTA DEPUTADO

TAUBATE

MARIO CARDOSO FRANCO PROFESSOR