• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/08/2011
Últimas Notícias

20 mil alunos participarão de 521 atividades do Projeto Escola em Cena no mês de agosto

A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo e leva estudantes e professores a produções de teatro e dança, a partir da próxima terça-feira O projeto Escola em Cena, […]

A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo e leva estudantes e professores a produções de teatro e dança, a partir da próxima terça-feira

O projeto Escola em Cena, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, vai levar 20.840 alunos da rede pública estadual paulista de ensino a 521 produções de teatro e dança, em São Paulo, durante o mês de agosto. A partir da próxima terça-feira (16/08), serão realizadas atividades com 362 escolas em 23 unidades do Sesc, no Estado, e no Centro Cultural São Paulo, na capital. Nos roteiros culturais, 1.042 docentes acompanharão os estudantes.

O Escola em Cena é um dos três segmentos do programa Cultura é Currículo, que neste ano conta com investimento de R$ 32 milhões da Pasta, o dobro do recurso destinado em 2010. “A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, declarou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. No ano passado, cerca de 2 milhões de estudantes foram contemplados pelo programa, enquanto neste ano a estimativa é que 2,5 milhões de alunos sejam beneficiados.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, promove o acesso dos alunos de escolas estaduais a espetáculos culturais e orienta os professores para que essas atividades sejam articuladas, de forma significativa, ao desenvolvimento do currículo.

Os docentes recebem orientações com material de apoio veiculado de forma digital. O conteúdo tem sugestões de projetos didáticos que possibilitam a articulação das produções artísticas ao trabalho pedagógico, de forma a contextualizá-las no ensino das disciplinas.

Dessa forma, esses projetos abrem caminho para o desenvolvimento de atividades de sistematização de conhecimentos, que podem ser compartilhadas com toda a escola. Exemplos dessas ações são apresentações de jogos teatrais, improvisações, peças, sequências coreográficas, produção e divulgação de textos dramáticos e estudos e críticas sobre manifestações artísticas.

Sobre o Programa Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

A iniciativa possibilita que alunos da rede estadual de ensino tenham acesso gratuito a espetáculos de teatro e dança, além de visitas monitoradas a instituições culturais. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela Secretaria.