• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/09/2020
Boas Práticas

Alunos da região de Marília realizam a 1ª Feira Virtual de Ciências da Natureza e Matemática com a participação da comunidade

A feira, que teve início em julho, recebe suas últimas contribuições até a próxima terça-feira (29)

Por sugestão de um aluno do 8º ano, a equipe gestora da escola estadual Castro Alves, da região de Marília, está realizando a 1ª Feira Virtual de Ciências da Natureza e Matemática. A escola realizava a feira de forma presencial há 5 anos, mas por conta da pandemia, e após pedido do aluno Isaac, todos se engajaram para dar início a esse projeto de um jeito especial. Esta edição virtual, que teve início em julho, receberá os últimos experimentos e participações até a próxima terça-feira (29).

Com a feira virtual foi possível ter novas possibilidades. Os estudantes do 6º ao 9º ano puderam realizar experimentos e os registrar por meio de foto ou vídeo para postagem na página que reúne todo o conteúdo da feira (https://padlet.com/bernadetebonadio/feiravirtual).

Além da participação dos alunos, a feira também contou com a participação da comunidade escolar e de estudantes de outras escolas. Um dos moradores, William Rossi, gravou um vídeo realizando experimentos com vela junto com a sua família. Já a aluna Mariana Santos, da EMEF Antônio Andrade, realizou uma experiência diferente com vela. Nessa atividade é possível verificar que ao despejar água no entorno da vela, colocando um copo nela haverá a consumação do oxigênio e a água entrará para a área do copo.

Todos os alunos ficaram empolgados com a feira. O aluno Isaac Fernandes, que foi um dos motivadores deste projeto e apaixonado pela disciplina, chegou a fazer um vídeo contando um pouco da importância da feira de ciências, convidando os alunos a participarem.

“Cada contribuição foi muito importante para continuarmos na jornada do conhecimento, aguçando a curiosidade, o espírito investigativo e o anseio por respostas. A realização da feira virtual nos aproximou e manteve viva a tradição da escola nesta área, mostrando como é possível colocar em prática a teoria científica nas atividades do cotidiano.”, afirmou a professora Bernadete Bonadio, coordenadora da feira.