• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/12/2002
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual de Bragança Paulista de apresentam no Projeto Corais de Natal

Até o dia 20 de dezembro o projeto da Secretaria de Estado da Educação integra escola e comunidade com apresentações diárias de músicas natalinas O coral da EE Mathilde Teixeira […]

Até o dia 20 de dezembro o projeto da Secretaria de Estado da Educação integra escola e comunidade com apresentações diárias de músicas natalinas

O coral da EE Mathilde Teixeira de Moraes, de Bragança Paulista, mostrou seu repertório nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo. O coral apresentou A Noite do Meu Bem, Noite Feliz, Natal Branco, Se Tu Quiseres Crer, Happy Day, Jesus Cristo, Bate o Sino e Glória no Céu. A apresentação faz parte do projeto “Corais de Natal”, desenvolvido pela Secretaria com o objetivo de criar uma ´escola de família´, a partir da integração de toda a comunidade. Dentro do projeto, todos os dias, até 20 de dezembro, sempre às 12 horas, corais se apresentam em todas as regiões do Estado.

Para a regente Maria Valéria, o coral foi fundamental para os alunos. “O trabalho musical incentiva cada vez mais os alunos, que se concentram nas aulas, têm mais disciplina e ganham um conhecimento de história da música e noções musicais”. Atualmente, o coral se apresenta com 48 alunos, mas atende mais de 60 crianças. “Ainda temos uma lista de espera enorme para a participação no grupo. Estamos estudando maneiras de, no próximo ano, aumentar a capacidade do Coral”, conclui a regente.

A experiência com a música tem mudado a vida escolar dos alunos. “Além de termos mais vontade de estudar, sentimos a participação dos pais, que, a partir do coral, estão cada vez mais interessados em saber tudo o que acontece dentro da escola”, diz o estudante Eliel Gil. “O nosso lema é ´cantamos porque queremos´. O coral tem sido tão importante para nós que o grupo parece até uma família”, diz a aluna Átila Rodrigues.

Na região de Bragança Paulista, os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem participam do projeto Coral de Natal com algumas apresentações nas principais praças de suas cidades. Em Bragança Paulista, 13 corais se revezarão entre apresentações em frente à Árvore Cantante, no Mercado Municipal, no Passeio Público e na Praça Raul Lemes.

“O Coral de Natal parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal e, assim, ferramenta importante para promover a integração e a união de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens”, explica o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Hoje, dia 10, acontece a apresentação do coral da EE Giulio David Leone, às 12 horas, em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação.