quarta-feira, 29/04/2009

Alunos de escolas estaduais ajudam na preservação do gavião-real

?Estudantes aceitam desafio da Unicamp para criar um equipamento que ajude cientistas a salvar a maior ave de rapina do mundo Duas escolas estaduais já se inscreveram para o desafio […]

Duas escolas estaduais já se inscreveram para o desafio do Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, que neste ano vai premiar os estudantes que conseguirem desenvolver um equipamento capaz de ajudar na preservação do gavião-real. A ave bota dois ovos por vez, mas assim que um dos filhotes nasce, ele mata o outro para evitar a competição por alimento. O desafio é retirar um destes ovos antes que mais um exemplar da espécie seja extinto. O ovo resgatado será levado para cativeiro e alimentado pelos cientistas até que ele consiga se alimentar sozinho.

As escolas Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira, em Paulínia, e Professora Dorti Zambello Calil, em Nova Odessa, já têm suas equipes montadas e estão trabalhando nos projetos. A aluna Thaiany Laísa, da 8ª série do Ensino Fundamental da da escola de Paulínia está animada com o desafio. “Nossa professora de matemática está ajudando a desenvolver o projeto e achei uma iniciativa muito interessante para estimular os alunos a se envolver com ciências”.

A apresentação dos trabalhos acontecerá em junho, no dia 21, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Os vencedores terão a oportunidade de batizar o asteróide nº15453 descoberto pelo astrônomo venezuelano Orlando Naranjo. Em 2008, alunos da Escola Estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, de Praia Grande, venceram o desafio na categoria Fundamental I.

As inscrições para o III Grande Desafio estão abertas e vão até 14 de junho, através do site www.mc.unicamp.br. Poderão se inscrever estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, das redes pública e privada. As equipes deverão ter entre dois e seis participantes.