• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/12/2011
Últimas Notícias

Alunos se enfrentam em final emocionante da IV Jornada de Matemática

As seis escolas finalistas tiveram de vencer outras 982 para chegar à etapa final da Jornada Os rostos ansiosos traduziam a emoção dos 42 alunos das escolas estaduais finalistas da […]

As seis escolas finalistas tiveram de vencer outras 982 para chegar à etapa final da Jornada

Os rostos ansiosos traduziam a emoção dos 42 alunos das escolas estaduais finalistas da IV Jornada de Matemática. Para chegar à última etapa da competição, realizada nesta sexta-feira, dia 9, os 42 integrantes tiveram que superar mais de 97 mil estudantes ao redor do Estado.

Ao longo de pouco mais de duas horas foram realizadas as seis provas da final. Os cálculos, assim como nas demais etapas da jornada, só podiam ser feitos no papel, sem qualquer ajuda de calculadoras. “Essas crianças fazem de cabeça cálculos que assustariam até mesmo adultos com maquininhas nas mãos”, afirmou Maria Sales, coordenadora do Centro de Referência em Educação Mario Covas.

Entre os pequenos prodígios, no entanto, quem levou a vitória para casa foram os alunos da E.E. José Sylvio Cimino, de Guarulhos, coordenados pela professora Aparecida Moreira da Silva. “A cada vitória nós sentíamos que podíamos conseguir e, hoje, veio a consagração de todo o nosso esforço”, comentou Aparecida. Além do título, cada integrante da equipe vencedora ganhou um netbook e um acervo de livros.

As equipes das escolas estaduais Ulysses Sanches Ramires, de Francisco Morato; David Eugenio dos Santos, de São Paulo; Josephina Zinni Almada, de Franca; Professor Astor Vasques Lopes, de Itapetininga; e Teófila Pinto de Camargo, de Itápolis, também receberam prêmios e festejaram com os colegas a experiência de participar da competição. “A gente aprende e se diverte em grupo, é muito interessante. Estou muito feliz”, contou sorridente Ingrid da Cruz, uma das integrantes da equipe vencedora.

Jornada

Voltada para alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais, a Jornada de Matemática busca desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que precisam usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.

As equipes, formadas por sete alunos de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino e por polos. A final da IV Jornada de Matemática será exibida na íntegra pela TV Cultura no dia 17 de dezembro, às 13h30.