• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/08/2013
Professores e Funcionários

Departamento de Alimentação ensina a fazer rocambole de frango para a merenda escolar

Área gerencia alimentos distribuídos para a rede, além de testar novas receitas para merenda

A equipe do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE) tem a função de gerenciar e controlar os alimentos distribuídos para escolas da rede estadual que fazem parte do sistema centralizado e dar apoio aos técnicos das escolas do modelo descentralizado. 

Além disso, outro objetivo é pensar em novas receitas para incrementar o cardápio oferecido aos alunos da rede. Por isso, periodicamente as técnicas em nutrição do departamento testam receitas na cozinha experimental da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).  

“Nós escolhemos quais são os alimentos que serão distribuídos para as escolas mensalmente e criamos opções de pratos com base no que foi fornecido”, explica a diretora técnica, Andréia Regina Ignácio dos Santos. 

A receita mais recente é a do rocambole, na qual são usados o frango desfiado e o risoto, alimentos enviados pela Secretaria da Educação às escolas estaduais, por meio do sistema centralizado de fornecimento de merenda. “Nossa intenção é variar o cardápio escolar”, conta a Aline França, técnica em nutrição do órgão.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A criadora da receita, a técnica em nutrição Gisele Vasconcelos Campos, garante que o prato fornecerá os nutrientes necessários para os estudantes. “Na receita, nós temos carboidratos, que dão mais energia, proteína, que ajuda no desenvolvimento dos órgãos, e vitaminas e minerais, auxiliadores para o bom funcionamento do organismo”.

A receita é simples e rende 25 porções. Tome nota, assista ao vídeo e prepare o rocambole de frango para os alunos de sua escola!

Ingredientes

Massa
1 litro de leite
1 dúzia de ovos
2 xícaras de óleo
2 xícaras de amido de milho
12 xicaras de risoto
100 gramas de queijo ralado
2 colheres e meia de sopa de fermento em pó

Recheio
Óleo pra refogar
2 cebolas picadas em cubo de cebola cortada em cubos
7 dentes de alho picado
1 pimentão picado em cubos
1 xicara de cenoura picada em cubos
½ lata de frango desfiado ao molho
4 tomates picado em cubos
½ maço de salsinha
1 colher de sopa de sal

Preparo

Primeiro, deve-se fazer a massa. No liquidificar coloque todos os ingredientes, exceto o fermento em pó. Bata até atingir uma textura homogênea. Por fim, coloque o fermento e bata só para misturá-lo. Depois, unta a forma com óleo e forre-a com papel manteiga (o único que pode ir ao forno). Despeje a massa e deixe assar por 20 minutos. Enquanto a massa assa, refogue o frango. Assim, que a massa estiver pronta, retire-a do forno e, ainda quente, recheie-a. Por fim, é só enrolar e servir.

Merenda escolar

A merenda na rede estadual é fornecida de duas maneiras; centralizada e descentralizada. Na primeira, o Estado fica responsável pela compra e distribuição dos insumos às escolas. Cerca de 2.200 escolas fazem parte desse modelo. Para essas unidades, também é oferecida uma verba adicional, chamada de Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar. O aporte deve ser usado pelos gestores para a compra de legumes, verduras e frutas frescas.

Já no modelo descentralizado é realizado o repasse de verba para que os municípios adquiram as refeições. Cerca de 3,8 mil escolas têm a merenda fornecida pelas prefeituras, com repasse de verbas do Governo do Estado e Ministério da Educação.

#album[2387]down#