• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/11/2013
Sociedade

Canais de transmissão serão oferecidos por meio de parceria da Educação com o Google

O objetivo da parceria é ampliar e aprimorar a interatividade em favor do ensino

A partir de 2014, estudantes e professores da rede estadual passarão a ter acesso a ferramentas inovadoras na área da educação. Nesta quarta-feira (27), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou uma parceria com o Google.

A ação, inédita no mundo, integra a política de tecnologia educacional desenvolvida pela pasta, levando a todos estudantes e docentes aplicativos e ferramentas inovadoras desenvolvidas para facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos administrativos.

Um canal de transmissão (hangout) para as mais de 5 mil escolas possibilitará a interação em tempo real entre estudantes e professores, além da criação de grupos por disciplina ou área de interesse. A plataforma, que será totalmente customizada, oferece aos educadores novas formas de interação com os estudantes, por meio das quais eles poderão disponibilizar novos conteúdos e levar o aprendizado para além da escola.

“São Paulo é o primeiro estado do Brasil a fazer uma parceria com o Google, estabelecendo uma plataforma em ambiente colaborativo. Nas escolas, já possuímos o Acessa Escola, a Evesp que oferece cursos virtuais para a rede e, agora, essa plataforma é uma ferramenta importante para melhorar a qualidade da educação”, diz o governador Geraldo Alckmin.

O objetivo da parceria é ampliar e aprimorar a interatividade em favor do ensino. Além das videoconferências (hangout), os novos aplicativos permitirão a construção de materiais em tempo real entre diversos alunos e a tutoria de professores. Será possível ainda a criação de rede sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos, promovendo e aperfeiçoando a comunicação virtual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além disso, os 4,3 milhões de alunos contarão com emails personalizados com capacidade de 25 GB, o que possibilitará o armazenamento e a troca de material entre eles. O anúncio foi feito hoje, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, e pelo presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho.

Mais tecnologia na rede

As novas ferramentas serão disponibilizadas de forma totalmente gratuita e também não terá nenhum custo para a Secretaria da Educação. A ação é articulada aos projetos tecnológicos já consolidados na Secretaria, como o Acessa Escola – programa pioneiro de inclusão digital e de acesso livre à internet nas unidades escolares de todo Estado – e a Escola Virtual do Estado de São Paulo (Evesp), que oferece plataformas digitais com cursos interativos de idioma e preparatórios ao vestibular, por exemplo.

Os educadores receberão treinamento e capacitação da equipe de educação do Google em parceria e consonância com as diretrizes da pasta. As práticas serão realizadas por meio da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores) da Secretaria da Educação.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

Parceria com a Microsoft

Em outubro, a Secretaria da Educação anunciou acordo com outro gigante do setor, a Microsoft. O convênio estabeleceu a oferta gratuita de 5 licenças do pacote Office (com programas como Word, Windows e Power Point) para cada um dos estudantes paulistas. O objetivo é que eles possam instalar os programas licenciados nos computadores de suas residências ou outros locais da comunidade escolar, aprimorando a realização de trabalhos e projetos voltados ao ensino.