• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/09/2020
Centro de Mídias SP

Centro de Mídias SP vai transmitir formação de professores para a ação ‘Recuperação e Aprofundamento’

Ação tem o objetivo de identificar defasagens no ensino e recuperá-las ou aprofundar o conhecimento do aluno

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento das aprendizagens essenciais para os estudantes avançarem em seu percurso educacional neste momento tão desafiador, o Centro de Mídias SP (CMSP) irá transmitir, a partir da próxima semana, a formação de capacitação de professores para a ação ‘Recuperação e Aprofundamento’.

A formação será oferecida durante as aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) e terá como foco professores de todas as etapas de ensino além de DNP, PCNP, PC e professores facilitadores, que atuaram como formadores.

“A pandemia forçou a educação a criar caminhos novos. Nós agora precisamos focar nas habilidades estruturantes, essenciais para o estudante prosseguir na sua vida educacional. Nessa formação os professores vão se desenvolver ainda mais para aplicar essas habilidades e assim garantir que o aluno realmente aprendeu”, afirmou Raquel Teixeira, coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE).

A transmissão acontece pelo canal ‘Gestão e Recuperação e Aprofundamento’ de cada série dentro do aplicativo do CMSP. Serão duas formações distintas: ‘Formação de Formadores’ e ‘Formação de Professores’, com o foco em língua portuguesa e matemática.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apoiará os alunos com estratégias que visam a recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais. A ação é composta por seis pilares:

•Currículo: Foco em habilidades essenciais
•Avaliação: Diagnóstica e formativas
•Acompanhamento: Para não deixar ninguém para trás
•Recursos didáticos: Materiais impressos e digitais
•Formação: Focada nos usos do materiais e avaliações
•Tecnologia: CMSP continua apoiando a aprendizagem

Você pode conferir mais informações aqui .

Além dos materiais de apoio disponíveis para todos os componentes curriculares (PNLD, Ler & Escrever, EMAI e SPFE), os professores que atuam com Língua Portuguesa e Matemática terão o suporte dos material adicional Aprender Sempre –Volume 3, composto por sequências didáticas e atividades adicionais, construídas a partir das habilidades essenciais.

Professores facilitadores

Os professores facilitadores terão importante atuação junto ao professor coordenador apoiando a formação de seus pares durante as ATPC de Recuperação e Aprofundamento. Seu papel será o de aplicar os aprendizados adquiridos na prática com foco nas especificidades do ensino e da aprendizagem do componente e na adaptação das pautas à realidade da escola.

A decisão de ser um professor facilitador é opcional e deve ser feita pelos profissionais que demonstrem interesse em participar de formações adicionais para as quais todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática estão convidados.

Não há limitação de quantos professores facilitadores cada escola poderá ter, e todos os professores interessados em participar das atividades de formação como professores facilitadores poderão acompanhar as atividades no Centro de Mídias. Posteriormente, as escolas receberão mais informações sobre a indicação dos professores facilitadores, para que possam ser reconhecidos pela contribuição para a formação de seus pares.