terça-feira, 06/12/2011

Centros de Estudos de Línguas abrem matrículas para novos alunos no ABC

CELs da Região do Grande ABC oferecem 3545 vagas em cursos de inglês, espanhol, francês e alemão Entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2012, os Centros […]

Entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2012, os Centros de Estudos de Línguas (CELs) da região do Grande ABC recebem matrículas de estudantes interessados em dar início aos cursos de espanhol, inglês, francês e alemão no ano letivo de 2012. Ao todo, as unidades oferecem 3.545 vagas.

No CEL da Escola Estadual Amaral Wagner, em Santo André, serão oferecidas 490 novas vagas divididas entre os seguintes cursos: espanhol (350 vagas), inglês (70) e francês (70). O período de matrícula vai do dia 23 a 25 de janeiro de 2012. A rematrícula deverá ser efetuada até 9 de dezembro.

Em Mauá, o CEL da Escola Estadual Olavo Hansen oferecerá 350 novas vagas entre os idiomas: espanhol (175 vagas) e inglês (175). O período de matrícula vai até dia 20 de janeiro de 2012. A rematrícula poderá ser feita até o final de dezembro. No CEL da Escola Estadual Professora Marlene Camargo Ribeiro, são oferecidas 250 novas vagas nos cursos de espanhol (175 vagas) e inglês (75). O período de matrícula e rematrícula irá até o dia 7 de dezembro.

Em Ribeirão Pires, no CEL da Escola Estadual Doutor Felício Laurito, as matrículas deverão ser efetuadas do dia 06 ao dia 20 de janeiro para preencher 490 vagas. Para a rematrícula, o prazo vai até o final de dezembro. Serão oferecidos os cursos de espanhol (245 vagas) e inglês (245).

No Centro de Estudos de Línguas da Escola Estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré, em São Caetano do Sul, são oferecidas 150 novas vagas para os seguintes cursos: espanhol (90 vagas), inglês (30) e alemão (30). As matrículas poderão ser feitas até o final de janeiro ou até que as vagas sejam preenchidas.

Na Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, o CEL oferece 1815 novas vagas para os seguintes idiomas: espanhol (1300 vagas), inglês (230) e alemão (285). As matrículas também poderão ser feitas até o final de janeiro ou até que as vagas sejam preenchidas.

Centros de Estudos de Línguas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.