• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/09/2006
Concursos

Concurso sobre José Bonifácio premia professores da rede estadual

Objetivo é incentivar e oferecer a professores e alunos a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a contribuição do patriarca da independência para a história do País A programação para comemorar […]

Objetivo é incentivar e oferecer a professores e alunos a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a contribuição do patriarca da independência para a história do País

A programação para comemorar a Semana da Independência do Brasil na rede estadual de ensino foi aberta nesta segunda-feira, dia 4, com a premiação de nove professores que escreveram peças teatrais com o tema ‘‘José Bonifácio, um brasileiro à frente de seu tempo”. A entrega de prêmios integra o programa “Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil”, criado pela Secretaria de Estado da Educação no início deste ano.

Ainda como parte da comemoração pela Semana da Pátria, o Coral da Secretaria de Estado da Educação executou o Hino da Independência. Segundo o governador Cláudio Lembo, não há melhor maneira de lembrar a data. “Este prêmio é o reflexo de que os professores continuam acreditando na pátria, na juventude e na criança”, disse.

Mais sobre o Programa

O objetivo do programa é incentivar e oferecer a professores e alunos a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a contribuição de José Bonifácio para a história do País, a partir da elaboração e montagem de peças teatrais. Ao todo, 63 trabalhos foram elaborados por quarenta e duas Diretorias de Ensino e enviados para uma comissão julgadora – formada por especialistas – para a escolha dos premiados.

“A Rede Pública do Estado de São Paulo é muito competente e este trabalho mostra que os professores e alunos da rede são tão criativos quanto de qualquer outra rede pública ou privada deste país”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos.

Os professores vencedores farão uma viagem cultural às cidades de São Paulo e de Santos, entre os dias 23 e 25 de setembro, e também ganharão livros no valor de R$ 500,00.

Veja a seguir a lista de professores e trabalhos premiados:

Ensino Fundamental – Ciclo I

Escola Estadual Anísio Carneiro – Diretoria de Ensino de Tupã

Professores: Norma Sueli Passi; Marli Ferrari Shida; Eloiza Aparecida C Prestes

Título da Peça: O Brasileirinho

Resumo: A encenação do Grupo Sempre Aprendendo traz a história de um menino humilde que tem como tarefa pesquisar a vida de José Bonifácio. O estudante recebe da mãe uma caixa de livros doada pelo patrão. Durante a pesquisa, adormece e sonha que conversa com o próprio José Bonifácio.

No elenco estão os alunos Ana Tereza Dias, Bruna Lopes, Brumo de Oliveira, Daniel dos Santos, Driely Machado, Gustavo Brito, Isabela Rodrigues, Laisa Castliani, Matheus Sanches, Pâmela dos Santos.

Ensino Fundamental – Ciclo II

Escola Estadual Silvio Miotto – Diretoria de Ensino da Região de Fernandópolis

Professores: Marta Regina Carrareto Araújo; Elaine Maria de Pieri Bombonato, Dorival Mói

Título da Peça: José Bonifácio, um herói desconhecido

Resumo: O texto teatral do Grupo Iluminados apresenta situações que envolvem um grupo de alunos durante pesquisa sobre a vida de José Bonifácio, além de cenas de época que ilustram as informações levantadas. Os dois cenários fixos reúnem 18 personagens com figurino, maquiagem e fundos musicais de época e atual.

No elenco estão os alunos Adriano Romero, Adriano Garcia, Alex Holanda, Bruno Ferreira, Tiago Scandelae, Murilo de Almeida, Nicole Alves, Samanta de Lourenço, Isabela Rossi, Carina Onofre, Iago Gonçalves, Jéssica da Silva, Vanessa Rocha, Jéssica Caleguini.

Ensino Médio

Escola Estadual Euphli Jalles – Diretoria de Ensino da Região de Jales

Professores: Osmar Lucato; Rui Rodrigues de Souza; Maria de Fátima Gentile

Título da Peça: Brincantes e Cirandeiros na Ciranda da Independência

Nove personagens e sete dançarinos da Trupe Teatral Brincante – com roupas coloridas, adereços, máscaras e ao som de música popular, folclórica e regional brasileira – resgatam, de forma poética a memória do Patriarca da Independência. Mostram a vida de José Bonifácio, o trabalho político no cenário da Independência e os anos que antecederam sua morte.

Alunos participantes do elenco: Suellem Silva, Wilson Novaes, Douglas Mastelari, Jaqueline Ferreira, Daiany Zuim, Paula Furlan, Nathiara Rosa, Ana Carla Parra, Luciqueli Castro, Éder da Silva, Flaviane Castro, Eliandra Squiaventi, Gleice Zuim.

Mais premiações

Ainda durante o evento realizado nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, foram entregues diplomas às escolas que se destacaram no Prêmio Nacional de Referência em Gestão. A iniciativa é uma ação conjunta do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho.

Sobre o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

Implantado em 1998, o prêmio privilegia a ação coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar da rede pública de ensino e o compromisso com uma aprendizagem de qualidade desenvolvido pelas escolas. A principal característica é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola.

A edição atual recebeu inscrições de 333 escolas, número três vezes maior do que o registrado no ano anterior. Desse total, os comitês regionais instituídos nas Diretorias de Ensino selecionaram e encaminharam 65 relatórios para análise e avaliação do Comitê Estadual.

Em nível estadual foram indicadas cinco escolas. Uma delas, a Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, da Diretoria de Ensino de Diadema, f oi escolhida para representar o Estado de São Paulo, na fase nacional, realizada pelo Consed.

A diretora da Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, Mércia Aparecida Ferreira, receberá o Diploma “Liderança em Gestão Escolar” e participará de uma Missão de Estudos aos Estados Unidos, promovida pelo Consed e Embaixada Americana, na primeira quinzena de dezembro deste ano

Os relatórios da auto-avaliação, realizada em cada uma das escolas participantes, tiveram como base as atividades desenvolvidas em 2005 e abrangeram as diferentes dimensões da Gestão Escolar: Gestão de Resultados Educacionais, Participativa, Pedagógica, de Pessoas, de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros.

A articulação com as ações de formação continuada dos gestores escolares ocorreu em todas as etapas de desenvolvimento do prêmio, incluindo a orientação às diretorias de ensino e às escolas. A análise e a avaliação dos trabalhos foram realizadas por supervisores de ensino que atuam como formadores do Progestão (multiplicadores ou tutores).

As escolas diplomadas são:

Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira

Diretoria de Ensino – Região de Diadema

Município de Diadema

Escola Estadual Prof. Francisco Mariano da Costa

Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba

Município de Piracicaba

Escola Estadual Dr. Isaías José Ferreira

Diretoria de Ensino – Região de Sertãozinho

Município de Sertãozinho

Escola Estadual Dr. Fortunato de Camargo

Diretoria de Ensino – Região de Itapetininga

Município de Angatuba

Escola Estadual Prof. Odécio Lucke

Diretoria de Ensino – Região de Limeira

Município de Cordeirópolis

Livros, exposição e site

Foi lançada hoje a coleção “Fundadores da Nação”, que reunirá os principais personagens da história do Brasil em pequenos exemplares. Na sua primeira edição, a coleção conta com quatro exemplares: José Bonifácio, O criador da Sociedade Civil no Trópico; Leopoldina; Dom Pedro I e Regente Feijó. Todos com a história de vida e a contribuição para a construção da nação.

A secretária Maria Lucia Vasconcelos foi a idealizadora do projeto. “O objetivo é que a coleção tenha uma vida longa, afinal temos muitos personagens importantes da nossa história”, explicou.

O que é

“Fundadores da Nação” é uma parceria entre a Imprensa Oficial e a Secretaria Estadual de Educação sob a coordenação de Carlos Guilherme Motta. A princípio serão produzidos 50.000 exemplares e distribuídos nas bibliotecas das unidades escolares de toda a rede estadual.

Além disso, no decorrer desta semana, algumas escolas estaduais vão colocar à disposição da comunidade a exposição “José Bonifácio, uma vida em documentos”, que reúne cópias de documentos oficiais e manuscritos do Patriarca.

Quem quiser obter outras informações sobre os documentos e vida de José Bonifácio pode visitar o site www.obrabonifacio.com.br , criado e coordenado por Jorge Caldeira.