• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/08/2013
Ideb

Conheça a escola vencedora do Prêmio Gestão Escolar

EE Senador César Lacerda de Vergueiro, de Araras, foi campeã estadual na edição deste ano do prêmio

Gerenciar é verbo transitivo. Ou seja, precisa de algum complemento para a frase fazer sentido. Para Miriam Aparecida de Godoi Camargo, o complemento que dá sentido ao verbo são os alunos da Escola Estadual Senador César Lacerda de Vergueiro, de Araras, instituição da qual ela é diretora há 11 anos. A escola acaba de ser premiada como a melhor do estado de São Paulo no Prêmio Gestão Escolar 2013. “Fiquei muito lisonjeada com a premiação. É o reconhecimento do nosso trabalho”, declarou a diretora durante o evento do PGE 2013, que ocorreu em Serra Negra.

Miriam gerencia a instituição focando no protagonismo dos alunos, que é estimulado por meio do incentivo e apoio ao Grêmio Estudantil, que desenvolve ações mobilizadoras e solidárias junto à escola e à comunidade. Além disso, o projeto político pedagógico sempre é visto, revisto e ajustado de forma sistemática a fim de proporcionar atividades inovadoras, que melhorem a convivência e o currículo escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para o Comitê Estadual, que visitou a escola durante o processo de avaliação do PGE 2013, as potencialidades evidentes da escola estão relacionadas ao planejamento e à execução de técnicas de ensino diversificadas. Práticas que, para o Comitê, proporcionam resultados educacionais de excelência, medidos em avaliações externas e registrados nos indicadores do IDEB (2011 – 6,8) e do IDESP (2012 – 8,39).

“Na escola, o zelo por cada aluno é compartilhado com todos. Os professores são admirados e respeitados pela comunidade pela competência com que alimentam a sede de conhecer dos estudantes”, disse Nice Pastor Delacalle, da Secretaria de Estado da Educação, que acrescentou que os espaços físicos da instituição “são abertos, acessíveis, aconchegantes e organizados de modo coerente com o compromisso da atual equipe escolar na efetivação de uma gestão democrática, participativa e eficaz”.