• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/01/2020
Crédito: A2img / Mastrangelo Reino
Lazer

Curso sobre poesia na Casa das Rosas

Curso gratuito de formação em poesia, voltado ao público interessado em criação poética, é oferecido pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu

Professores e jovens da rede que queiram aprender um pouco do processo criativo da poesia podem realizar um curso sobre o tema na Casa das Rosas, na capital. Chamado de “Poesia Expandida”, o curso formativo que acontece de março a junho de 2020, com dois encontros semanais: às quintas, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.

São 25 vagas, cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site de 21 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020, com divulgação do resultado do processo seletivo em 12 de março próximo.

O curso é destinado aos interessados em criação poética, a partir de 18 anos de idade, que por meio de aulas teóricas e práticas explorarão as diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem, bem como a criação poética em diferentes suportes. Os encontros oferecem dois módulos: teórico, às quintas, no qual os participantes trabalharão temas ligados à comunicação poética; e de laboratório, aos sábados, para elaborar temáticas como a performance vocal aplicada à poesia, poesia visual, poema-objeto e poema-livro.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar três trabalhos poéticos – em verso ou prosa – de autoria própria, além de um texto de demonstração de interesse e também um breve currículo de dez linhas. Os formatos para apresentação da produção poética são variados: podem ser em PDF (cuja soma dos três trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas), poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado), poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo, seja nos formatos avi ou mp4 – se preferir enviar por Youtube ou Vimeo (com duração máxima de 3 minutos para cada trabalho) ou, ainda, poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud (também com duração máxima de 3 minutos para cada trabalho).

A seleção é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos, cuja ordem de relevância para análise das candidaturas é: 1) Trabalhos poéticos de autoria do candidato (item com maior peso na avaliação); 2) Breve currículo do candidato. 3) Declaração de interesse. A partir destes elementos, a comissão de seleção levará em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em suportes digitais. No mini-currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.

SERVIÇO

Poesia Expandida
Formação teórica e prática – Março a junho de 2020, em dois encontros semanais: quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 10h30 às 13h30.
25 vagas | Grátis
Inscrições gratuitas – 21 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020
Divulgação do resultado / lista das pessoas selecionadas: dia 12 de março de 2020 por meio do mesmo endereço eletrônico.