• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/06/2020
Últimas Notícias

Da horta para cozinha: eletiva de arte, em escola de Presidente Venceslau, incentiva alunos a plantarem hortaliças em casa

Alimentos como rúcula, alface, salsinha, cebolinha são colhidos e consumidos pelos próprios estudantes

Em Presidente Venceslau, a professora de arte, Lucilene Regina de Oliveira Prieto França, da Escola Estadual Antônio Marinho de Carvalho Filho, teve a iniciativa de criar uma horta educacional dentro da unidade escolar com a colaboração de seus alunos. A ideia partiu da eletiva “Cota Viva” e tinha como objetivo compreender a importância de uma alimentação saudável para se ter mais saúde.

Inicialmente os estudantes fizeram duas visitas técnicas, na horta Coisas da Roça e na Associação Pontal Flora. Os alunos puderam adquirir conhecimento e dicas para montar uma horta, desde o preparo da terra até a colheita.

Mas com a chegada da Covid-19, os planos teriam de ser adiados. Foi quando a aluna Ana Julia Ribeiro Roda do 2ª ano do ensino médio, que tem o sonho de ser engenheira agrônoma, teve a ideia de dar continuidade na eletiva em casa. Mas o que ela não esperava era que a adesão seria tão grande por parte dos estudantes da Antônio Marinho.

A professora Lucilene, então, montou o roteiro da eletiva com passo a passo para criação da horta em casa, dicas de como fazer adubo caseiro e como plantar em garrafas pet.

Os estudantes pesquisaram classificações básicas sobre os alimentos, escolheram o local do plantio, vaso, na terra, recipientes recicláveis, dentre outros.

Ao final, cada aluno registrou o que foi produzido como sucos, saladas ou cozidos. “Aprendi a ser mais saudável, pois fiz minha própria horta, totalmente orgânica”, diz a aluna Ana Julia.

Segundo a professora Lucy, “o mais importante foi ver os alunos tendo novas experiências em pleno isolamento social”.

Agora o projeto segue adiante, com o tema: A fome e desperdício de alimentos no mundo, a ideia é que os alunos reaproveitem cascas e sobras do que foi plantado por eles.