• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/02/2012
Evesp

Dia 5: Evento online marca início das aulas do primeiro curso de inglês a distância da rede

Já em 2012, 50 mil alunos da rede passarão pela experiência inovadora de aprenderem um segundo idioma em uma plataforma totalmente digital   Na próxima segunda-feira (5), a Secretaria da […]

Já em 2012, 50 mil alunos da rede passarão pela experiência inovadora de aprenderem um segundo idioma em uma plataforma totalmente digital

  Na próxima segunda-feira (5), a Secretaria da Educação vai promover um evento online que marca o início das aulas do curso de inglês a distância. No evento, o secretário da Educação Herman Voorwald e a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado (EVESP)Ana Carolina Lafemina irão responder questões referentes ao primeiro curso totalmente online do estado de São Paulo. Os interessados podem encaminhar suas dúvidas para o e-mail: cursodeinglesevesp@gmail.com ou pelo perfil da secretaria no twitter: @educacaosp.

“A expectativa é que o curso de inglês online seja incrível”. Essa é a perspectiva que a aluna Aline, do 2º ano do Ensino Médio da E.E. Professor Benedito Tolosa, tem sobre o curso a distância. Assim como ela, 50 mil alunos da rede passarão pela experiência completamente inovadora promovida pela Secretaria da Educação por meio da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

O curso é destinado a alunos do Ensino Médio da rede estadual e tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma e formar mais de 50 mil estudantes da Rede Estadual ainda esse ano.

Para gerenciar todas as atividades desenvolvidas pelos alunos na plataforma a distância, 320 tutores foram treinados pela Fundação Padre Anchieta. “ Os tutores passaram por um processo de seleção com entrevistas,  provas, comprovação de títulos, já que eles precisavam comprovar a certificação internacional no idioma.”, afirma a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado, Ana Carolina Lafemina.

Cada profissional será responsável por duas turmas de 40 alunos, totalizando 80 estudantes. Para a professora coordenadora de núcleo pedagógico de Jacareí e tutora do curso de inglês online, Fabíola Maciel Saldão, a experiência será muito importante para a carreira dos educadores. “Nós sabemos que a educação a distância no Brasil está crescendo, então é uma ótima oportunidade para o professor experimentar essa nova modalidade de ensino utilizando as novas ferramentas da tecnologia”, opina.

Descrição dos módulos

Os 50 mil inscritos serão divididos em duas turmas de 25 mil alunos. Uma fará o curso no primeiro semestre a outra no segundo. O curso é composto por 8 módulos de 10 horas, totalizando 80 horas de curso. Cada módulo será realizado em duas semanas, somando 16 semanas ininterruptas de curso. Para efeito de acompanhamento da progressão do aluno, as atividades de cada módulo iniciam-se ao primeiro minuto das segundas-ferias e devem ser concluídas até as 23:59h do domingo, duas semanas depois, horário que corresponde ao início do módulo subsequente.

Nesse prazo, todos os alunos deverão ter completado o conjunto das atividades obrigatórias correspondentes ao módulo. Uma vez aberto o módulo, ele ficará disponível até o final do curso. Em caso de problemas técnicos, ou dificuldades de qualquer natureza, o prazo de finalização de atividades de cada módulo poderá ser estendido pela coordenação do curso, de acordo com critérios acordados mutuamente.