• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/06/2020
Professores e Funcionários

Dia do Professor de Geografia: docente da rede conta que se apaixonou pela disciplina em aulas do Ensino Médio

Neste dia 26 de junho comemora-se o dia destes profissionais, capazes de fazer com que os alunos se conectem com os quatro cantos do planeta sem sair da sala de aula

Luciano Silva Oliveira, professor há oito anos na Escola Estadual Professor Leopoldo Santana, é apaixonado pelo que faz em sala de aula. Ele conta que o amor pela Geografia veio no Ensino Médio, quando teve aulas com um professor que admirava.
“Até então eu queria fazer história, mas as aulas do professor Gilson foram inesquecíveis e eu decidi mudar de área. Eu amo a Geografia, porque é uma matéria transdisciplinar, que dialoga com várias disciplinas. A disciplina trabalha essa compreensão que a gente pode fazer do ser humano com a natureza e suas transformações”.
Para o maior engajamento dos alunos no tema de Geopolítica com os alunos do 3º ano, existe um projeto chamado debate das civilizações. “Eu simulo uma reunião da Organização das Nações Unidas, onde grupos de alunos representam países, outros representam civilizações, onde se discutem negociações políticas, econômicas, sociais, culturais entre os países. Isso é muito legal pois os alunos incorporam o momento como se fosse verdade”, ressalta.
O dia 26 de julho foi estabelecido como o Dia do Professor de Geografia por ter sido a data quando foi promulgada a Lei nº. 6664 de 1979, que regulamentava a profissão.