• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/08/2009
Últimas Notícias

Educação inaugura escola indígena no litoral

Unidade vai atender alunos da 1ª série do Ensino Fundamental As crianças da Aldeia Itapuã, no município de Iguape, litoral sul paulista, terão seu primeiro dia de aula nesta quinta-feira […]

Unidade vai atender alunos da 1ª série do Ensino Fundamental

As crianças da Aldeia Itapuã, no município de Iguape, litoral sul paulista, terão seu primeiro dia de aula nesta quinta-feira (20/08). Começa a funcionar no bairro Praia do Leste uma escola estadual que vai receber cerca de 13 alunos da tribo.

A Secretaria de Estado da Educação atendeu um pedido do cacique da aldeia, que percebeu a necessidade de educar os jovens índios. A unidade vai oferecer a 1ª série do Ensino Fundamental e as aulas serão ministradas por um professor indígena. O prédio da escola foi construído pela Secretaria em parceria com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

No Estado, existem 30 aldeias indígenas, de cinco grupos étnicos: guarani, tupi guarani, terena, kaingan e kerenak. São cerca de 1.500 alunos que têm aulas apenas com professores índios, conforme determinação de lei estadual.

Nas classes indígenas os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. As matérias são abordadas a partir da cultura de cada tribo. Além dos temas do currículo convencional, os alunos também estudam temas relacionados a sua cultura. Em sala de aula, é transmitida a importância da preservação da história e da tradição das tribos.

“A inauguração de mais uma escola indígena mostra que o acesso à educação está presente em todo o Estado. Temos professores indígenas capacitados para oferecer todo o apoio pedagógico necessário”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.