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terça-feira, 02/04/2013
Professores e Funcionários

Educação lança “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, com foco em 65 mil docentes da rede

Voltado aos anos finais do Ensino Fundamental, programa beneficiará 1, 7 milhão de alunos

A Secretaria da Educação lança hoje (2) a ação “Melhor Gestão, Melhor Ensino”. A iniciativa faz parte do Programa Educação – Compromisso de São Paulo e do conjunto de ações voltadas ao aprimoramento de 65 mil educadores da rede estadual paulista, que beneficiará cerca de 1,7 milhão de alunos dos anos finais – 6º ao 9º ano – do Ensino Fundamental. O programa receberá investimentos de quase R$ 30 milhões.

Oferecido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), a iniciativa tem foco na gestão escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. O objetivo é melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.

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“O intuito é focar na formação do professor de matemática e língua portuguesa e potencializar a ação docente. O ideal é começar com essas matérias porque temos um volume grande de professores nessas áreas, mas não vamos descartar a expansão do curso para outras áreas”, afirma a coordenadora da EFAP, Silvia Galetta.

A primeira parte da ação de treinamento será voltada para cerca de 900 Supervisores de ensino e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico de língua portuguesa e matemática. As atividades, que serão realizadas ao longo deste ano, tiveram início ontem (1º) em um encontro presencial para profissionais das 91Diretorias de Ensino. O encontro termina quinta-feira (4).

Nessa fase acontecerão palestras sobre progressão continuada, avaliação, currículo e identidade docente, além de oficinas sobre gestão pedagógica e metodologia para desenvolvimento das competências leitora e escritora em língua portuguesa e matemática.

Na segunda etapa da ação participam da formação todos os gestores – diretor, vice-diretor e professor coordenador – e todos os professores de língua portuguesa e matemática de escolas de Ensino Fundamental que atendem alunos de 6º ao 9º ano. O curso será realizado de forma descentralizada e terá como formadores os profissionais que participaram da primeira etapa. Tanto na primeira fase quanto na segunda, a carga horária será de 60 horas, sendo 32 presenciais e 24 horas a distância.

A terceira etapa, prevista para o 2º semestre de 2013, visa oferecer formação continuada a distância a todos os profissionais envolvidos na ação, de modo a proporcionar apoio e acompanhamento constante.  

Os educadores serão avaliados com base na frequência e no aproveitamento. A frequência mínima é de 80% por apresentar carga horária superior a 30 horas. Já a avaliação do aproveitamento será realizada com base na média das atividades validadas no decorrer do curso.

Todos os cursistas aprovados receberão certificados emitidos pela EFAP após o término e a homologação do curso em Diário Oficial. Os educadores poderão utilizar o certificado do curso para a evolução funcional.