quinta-feira, 09/08/2012

Educação realiza hoje e amanhã Seminário de Gestão Escolar

Evento em Serra Negra terá a participação de cerca de 1.000 educadores da rede estadual de ensino

Também estarão no encontro diretores de escolas norte-americanas que integram programa de intercâmbio realizado em parceria com o Consed

Hoje e amanhã, 9 e 10 de agosto, a cidade de Serra Negra (139 km de São Paulo), será sede do Seminário de Gestão Escolar: Teoria e Prática – Um Diálogo Necessário, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O seminário tem como objetivo a socialização de práticas, a interação e parceria dos gestores no desenvolvimento da gestão democrática em suas unidades de ensino e a valorização das escolas públicas de educação básica que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Participarão do encontro cerca de 1.000 profissionais da rede, entre diretores de unidades inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2012, supervisores e dirigentes regionais de ensino, além do secretário-adjunto da Pasta, professor João Cardoso Palma Filho. Amanhã, nove diretores de escolas norte-americanas, que estão em intercâmbio no Brasil desde o fim do mês passado, também participam do seminário para trocar experiências sobre gestão pedagógica e administrativa com educadores da rede estadual de ensino de São Paulo.

Desde o dia 30 de julho, cada um dos diretores norte-americanos foi recebido em um Estado brasileiro, como parte do Programa de Intercâmbio de Diretores Escolares. São Paulo recebeu a visita do professor Matthew Vanderleur, que dirige a Poulsbo Middle School, no condado de Kipsap, em Washington. A unidade americana atende a 740 alunos do Ensino Fundamental.

Durante sua passagem por São Paulo, Vanderleur conheceu os prédios da Secretaria da Educação em São Paulo e foi apresentado aos principais programas e projetos da Pasta. Além disso, o educador esteve na região de Ribeirão Preto, onde conheceu a diretoria regional de ensino e a Escola Estadual Deputado José Costa, localizada na cidade de Serrana, unidade destaque no Prêmio Gestão Escolar.

De volta à cidade de São Paulo, o diretor norte-americano visitou a Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, de Ensino Médio Integral, e a Escola de Formação de Professores “Paulo Renato Costa Souza”. Todas as visitas foram acompanhadas pela coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, professora Neusa Rocca, e por dois docentes da rede, Jussara Morales e Carlos Martins, que auxiliaram como intérpretes.

“Todos os anos a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participa do Programa de Intercâmbio de Diretores Escolares, desenvolvido pelo Consed em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da gestão escolar e estabelecer laços de cooperação entre as escolas dos dois países”, comenta Neusa Rocca.