• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Ensino Médio

Enem 2016: alunos intensificam estudos dentro e fora das salas de aula

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o Estado

No próximo sábado (5) e domingo (6), estudantes da rede estadual de São Paulo e de todo o Brasil farão o exame aplicado pelo Ministério da Educação e que avalia as habilidades em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Código. Desde o início do ano, escolas, professores e alunos criaram diferentes estratégias de estudo. Nos últimos dias, a atenção foi redobrada.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Alexandre Von Humboldt, na capital, o foco é a redação. Por isso, com ajuda da professora de Língua Portuguesa, Claudia Maria, os estudantes recebem orientações sobre a estrutura do texto. Nas aulas de preparação acadêmica, eles também têm a chance de rever temas passados e, principalmente, praticar.

Já na E.E. Major Arcy, as dúvidas eram sobre disciplinas diversas. A solução foi usar a tecnologia. Toda semana, alunos e professores se reúnem na sala de informática da unidade para resolver questões da plataforma Hora do Enem. Mas não é só marcar as respostas. Item por item é discutido pelos participantes. Videoaulas também são utilizadas como ferramenta para o estudo de temas mais específicos.

Cursinhos aos fins de semana também foram opções adotadas por escolas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Na E.E. Jardim Paiva II, os voluntários oferecem um plantão de dúvidas. Em Jundiaí, a preparação começa ainda mais cedo. Desde a 1ª série do Ensino Médio, a equipe da E.E. Diógenes Duarte Paes organiza simulados e encontros para incentivar os alunos.

Plataformas gratuitas de estudo

Ex-alunos da rede estadual inscritos no Enem e em outros vestibulares podem utilizar o computador ou celular para estudar. No site da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) há dois cursos gratuitos disponíveis e abertos 24 horas por dia: o Cursinho Pré-Universitário e Enem Universia. Os dois reúnem exercícios, vídeos e questões de provas passadas.

Para acessar, basta informar o número do R.A. (registro do aluno). Caso não saiba, procure a unidade onde estudou ou a Diretoria de Ensino.