• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/07/2020
Boas Práticas

Ensino com multimeios ajuda professor de Rio Claro a desenvolver letramento com os alunos

Produção de jornal online, peça de teatro virtual, podcasts, ente outras atividades, ajudam no engajamento dos alunos e no aumento da aprendizagem

Logo no começo do ano letivo, quando a quarentena distanciou fisicamente alunos e professores das salas de aula, o professor de língua portuguesa Antônio Archangelo teve que usar a criatividade e ressignificar o seu trabalho com os alunos, dessa vez à distância. Com o apoio dos multimeios ele vem desenvolvendo o letramento dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Januario Sylvio Pezzotti, localizada em Rio Claro.

A partir das habilidades presentes no currículo paulista, Antônio utiliza meios como a música, o teatro, as artes visuais, a produção de textos, o jornal online e a produção de podcasts para impulsionar a aprendizagem. Como resultado desse trabalho, em parceria com os alunos, em pouco mais de três meses já foi possível lançar o Jornal do Camões, que conta um pouco do universo da escola, criar o selo Vivants Records, inclusive com o lançamento de duas músicas autorais criadas pelos alunos, realizar ensaios online para apresentação da peça “Auto da Barca do Inferno”, de autoria de Gil Vicente, além de gravar dez episódios do Podcast “Poemas Uivantes para Seres Falantes”, em que o professor e os alunos declamam poemas e explicam algum gêneros literários.

Todo o conteúdo tem por meta envolver o aluno a partir das suas vivências pessoais. Assim, eles vão se percebendo dentro daqueles conteúdos e consequentemente vão aprendendo mais. “Sabemos que o ensino é um processo que depende do grau de envolvimento do indivíduo com seu conteúdo. O objetivo dessa iniciativa é criar um conteúdo para sensibilizar os estudantes que vivem seus dilemas, seus problemas e seus sofrimentos”, explica.

A pandemia distanciou alunos e professores das salas de aula, mas trouxe uma oportunidade de gerar novas metodologias de aprendizagem. “Considerando que a internet mudou a relação do indivíduo com o tempo, com o outro e consigo mesmo, dentro de um mundo virtual multimodal, vejo nesse trabalho a oportunidade de experimentar com os alunos ambientes que necessitam de várias linguagens e vários meios de expressão”.

Para ter acesso a todos os conteúdos produzidos pelos alunos e pelo professor Antônio: Jornal do Camões: https://jornaldocamoes.wordpress.com/about/ YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KOFuwgHbLb0

Podcast: “Poemas uivantes para seres falantes” -https://open.spotify.com/show/2chqalbdrS9UTYJW78lPQF?si=baZtzBmqQ2mgXOZ7DGABf