• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/06/2011
Últimas Notícias

Escola Estadual de Guarulhos realiza Semana de Talentos

Quarta edição do evento também contou com a participação de pais e estudantes de outras escolas da região Várias atividades voltadas para divertir e levar cultura aos alunos e à […]

Quarta edição do evento também contou com a participação de pais e estudantes de outras escolas da região

Várias atividades voltadas para divertir e levar cultura aos alunos e à comunidade local. Estes foram os principais objetivos da IV Semana de Talentos realizada pela Escola Estadual Profª Salime Mudeh, da diretoria de ensino Guarulhos Norte.

Entre os dias 31 de maio a 5 de junho foram realizadas oficinas de artesanato, exposição de fotos e desenhos, e apresentações de teatro, dança e música. Além dos alunos, a escola também contou com a participação de pais e estudantes de outras unidades da região.

O destaque da semana foi para o aluno Felipe de Melo, da terceira série do ensino médio, que lançou o livro “O véu de ouro”. Um exemplo e tanto do chamado Protagonismo Juvenil, um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal.

Mais sobre o Protagonismo Juvenil

É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.

O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.