• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/11/2009
Últimas Notícias

Estado espera presença em massa de de estudantes nas provas do Saresp a partir desta terça-feira (17/11)

?Secretaria destaca importância da participação dos quase 2,5 milhões de alunos para avaliar sistema de ensino A Secretaria de Estado da Educação espera presença em massa dos quase 2,5 milhões […]

?Secretaria destaca importância da participação dos quase 2,5 milhões de alunos para avaliar sistema de ensino

A Secretaria de Estado da Educação espera presença em massa dos quase 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) a partir desta terça-feira (17/11). Os exames vão até a quinta-feira (19/11) e avaliarão estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. “Esse é um momento crucial para o ensino em todo o Estado pois é a partir dele que diagnosticaremos a qualidade da educação oferecida em nossa rede e traçaremos metas de melhoria para os próximos anos já a partir de 2010. Para isso, contamos com a presença de todos os nossos estudantes nesta que é a maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Em números precisos, participarão do Saresp este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares, totalizando 2.474.817 estudantes.

Serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Essas duas últimas fazem parte do grupo das ciências, alternado bienalmente entre ciências da natureza (física, química e biologia) e ciências humanas (história e geografia). Porém, somente as disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.

Foram elaborados mais de 20 tipos de provas diferentes por série e disciplina, que serão acompanhadas na gráfica por fiscais e câmeras de vídeo. Para garantir sigilo eletrônico das informações, também foram exigidos computadores sem conexão à internet e sem qualquer dispositivo para gravação.

O transporte das provas será feito por caminhões rastreados por GPS, o que permitirá o monitoramento dos veículos em tempo real por meio de um sistema on line. A logística será administrada por uma central de informações, que irá monitorar os caminhões, controlando os horários de saída e chegada. Coordenadores do CAEd serão destacados para acompanhar os caminhões e receber o material nas Diretorias de Ensino.

Uma vez nas diretorias, as provas só serão retiradas pelos diretores das escolas na véspera do dia da avaliação. Para cada diretoria, haverá um segurança contratado para vigiar o material durante a noite. Já as escolas, contarão com uma equipe de apoio regional.

Estado vai custear exame das escolas municipais

Pela primeira vez desde a implementação da avaliação em 1996, o Estado custeará a aplicação da prova para alunos da rede municipal de cidades que aderiram ao Saresp. Dessa forma, cerca de 630 mil estudantes de 3.245 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos cerca de 2,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova.

Foram reservados R$ 7,1 milhões para esse investimento. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou Paulo Renato.

Provas

No dia 17, será aplicada a prova de língua portuguesa, que inclui redação para alunos das 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. No dia 18, será a vez da avaliação de matemática, que contará com questões abertas de lógica e raciocínio para uma amostra de alunos somente da rede estadual.

No dia 19, haverá prova de ciências humanas (geografia e história) para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os cadernos de provas destinados aos alunos contarão com questões cognitivas que avaliam competências, habilidades e conteúdos nas áreas e séries avaliadas.

Para a 2ª série do Ensino Fundamental, serão oito questões abertas de língua portuguesa e 17 de matemática. Haverá quatro cadernos de provas diferentes, sendo dois por período e área avaliada – português e matemática.

Para a 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio serão 26 cadernos de provas diferentes, referentes às disciplinas de língua portuguesa e matemática, que contarão com 24 questões de múltipla escolha. Um caderno de prova com questões abertas de matemática será aplicado em uma amostra de alunos por série da rede estadual. Já a avaliação de ciências humanas (história e geografia) terá 21 cadernos de provas diferentes, com 32 questões de múltipla escolha cada.

A prova terá duração mínima de duas horas e máxima de três horas. O horário de início do exame será o mesmo do horário de início das aulas. Para as turmas cujo início das aulas acontece entre 6h45 e 10h59, a aplicação será de manhã. Para as turmas que iniciam as aulas entre 11h00 e 16h59, o exame será aplicado à tarde. E para as turmas que estudam a partir das 17h00, as provas serão realizadas no período da noite.

Alunos deficientes

O Saresp contará ainda com a avaliação de 40 mil alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, física ou mental. Para esses estudantes, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizará uma estrutura especial, de acordo com a necessidade de cada estudante.

Para alunos com baixa ou nenhuma visão, foram impressas 288 provas em Braille e outras 3.638 ampliadas, com fonte tamanho 24 para aqueles que utilizam óculos de grau elevado e lupa para leitura. Alunos com deficiência auditiva contarão com um professor especialista em língua brasileira de sinais (libras) para instruções sobre a realização da prova. Para estudantes com deficiência física – dificuldades motoras dos membros superiores –, será providenciado um auxiliar que fará o preenchimento da prova. Já no caso de alunos com deficiência mental o procedimento será o mesmo utilizado no dia a dia, em sala de aula.