• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 04/05/2019
Concursos

Fábricas de Cultura têm programação gratuita voltada à tecnologia

Aprender línguas por meio de aplicativos e fazer músicas com programação são alguns dos temas que alunos da rede pública terão a oportunidade de aprender nas Fábricas de Cultura, instituição da […]

Aprender línguas por meio de aplicativos e fazer músicas com programação são alguns dos temas que alunos da rede pública terão a oportunidade de aprender nas Fábricas de Cultura, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A programação de maio está especialmente voltada à tecnologia e seu papel de mediação na sociedade, bem como projetos que introduzem o assunto para crianças e adolescentes.

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, o 1º Encontro de Produtores Musicais acontece às terças-feiras, entre 7 e 28 de maio, das 19h às 21h. No estúdio da unidade, estudantes poderão trocar experiências e conhecimentos sobre produção musical aliada à tecnologia. Ao todo são quatro aulas, focadas para maiores de 14 anos. Por meio de um sequenciador DAW (Digital Audio Workstation) – em português “estação de trabalho de áudio digital” –, os estudantes irão poder gravar, editar e tocar áudio digital, além de descobrir novas possibilidades de combinações.

Já na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha acontece a Oficina Afrotecnológica – Alfabantu no dia 31 de maio, sexta-feira, das 15h às 17h. Crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos estão convidados para participar da atividade. As palavras, a cultura e a história que envolvem o kimbundu podem ser aprendidas pelo aplicativo para celular Alfabantu, criado em 2017 pelo historiador Edson Pereira e pela socióloga Odara Dèlé.

O aplicativo tem o objetivo de promover a alfabetização de crianças por meio da tecnologia atrelada à educação democrática, priorizando a ancestralidade africana, com o intuito de universalizar os saberes e os costumes tradicionais desse território.

 

SERVIÇO:

1º Encontro de Produtores Musicais
Terças-feiras, entre 7 e 28/5 – das 19h às 21h
Faixa etária: a partir de 14 anos

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n
Telefone: (11) 5822-5240
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Oficina Afrotecnológica – Alfabantu
Sexta-feira, 31/5 – das 15h às 17h
Faixa etária: entre 8 e 14 anos

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575
Telefone: (11) 2233-9270
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h