• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/01/2015
Boas Práticas

Estudante de José Bonifácio é destaque nos Jogos Sul-Americanos Escolares

Com apenas 14 anos, Gleice Stefanie de Castro conquistou duas medalhas na competição internacional

Sair da E.E. Pedro Brandão dos Reis, localizada em José Bonifácio e pegar um ônibus em direção à cidade de São José do Rio Preto para treinar na Associação Riopretense Pró-Atletismo (Arpa/Smel). Voltar para José Bonifácio e descansar. No dia seguinte, repetir o trajeto. Essa tem sido a rotina da jovem estudante Gleice Stefanie de Castro, de apenas 14 anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Toda a dedicação rendeu a estudante o destaque individual entre as mulheres na modalidade atletismo na última edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizada em Aracaju e que reuniu alunos de 12 a 14 anos.

Com um lançamento de 39,23 metros, Gleice garantiu a medalha de ouro na categoria lançamento do disco. Além disso, a estudante ficou em segundo lugar no arremesso de peso, com a marca de 12,39m. “Começou com uma brincadeira. Mas os professores foram vendo que eu tinha potencial para o esporte. Neste sentido, comecei a treinar e praticar. O resultado foi que no ano passado eu fiquei em 7º lugar nos Jogos Escolares da Juventude. Com isso, fui para os Jogos Sul-Americanos Escolares”.

Mas, para alcançar tal feito, a jovem teve que suar a camisa. Inspirada na campeã mundial de lançamento de disco, Izabela da Silva, Gleice conta que tem uma rotina puxada de treinos. Atividades físicas e técnicas fazem parte do repertório da estudante do Ensino Fundamental. “A rotina é bem cansativa, pois preciso conciliar escola com treino. Saio da escola e vou direto para a Associação. Saio de lá às 17h e chego em casa por volta das 20h todos os dias. Mas vale a pena”, revela a aluna.

Para a diretora da escola, Rosalina Machado da Costa, as conquistas fizeram bem não só para a estudante, como também para a própria região. “Para nós da escola foi um crescimento muito grande, pois estamos falando de uma jovem de apenas 14 anos de idade que disputou contra 14 países e venceu todos. Estamos muito felizes por ela”, conta.

O foco da estudante, agora, é disputar e ganhar o campeonato mundial da categoria. “Eu fiquei bastante feliz, pois foram duas medalhas que conquistei com muito esforço. Também tive o incentivo da escola e da minha família. Por isso, eu pretendo continuar nesse esporte agora visando o campeonato mundial”, afirma a campeã. 

Rede estadual incentiva a prática de esportes

Agita Galera, Dia do Desafio além dos Jogos Escolares de São Paulo são projetos da Educação que fazem parte do incentivo da rede estadual ao esporte. Atualmente, cerca de quatro milhões de alunos participam das atividades. Essas ações tem como objetivo garantir a inclusão social, o desenvolvimento e o bem-estar por meio do esporte e lazer.

No Portal da Educação, pais, alunos e estudantes podem conferir uma página exclusiva voltada para os programas de esportes oferecidos pela Secretaria da Educação.