• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/09/2013
Evesp

Jogo virtual da Educação vai ensinar alunos a prevenir acidentes domésticos

Em parceria com a Defesa Civil, novo curso gratuito na internet oferece 30 mil vagas para estudantes

A Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar, lançou nesta segunda-feira (24) um jogo virtual que ensina os estudantes da rede estadual a prevenir acidentes domésticos. De forma lúdica, o curso é gratuito e disponibilizado em uma plataforma na internet acessível de qualquer computador. 

No total, são 30 mil vagas para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. O lançamento foi feito pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, em evento realizado na sede da Secretaria.

As aulas – em forma de jogos interativos chamados ‘A Aventura’ – começam a partir de 1º de outubro. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos foi elaborado pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), órgão da Secretaria, que criou o ambiente virtual de aprendizagem. Já o conteúdo foi feito por técnicos da Defesa Civil, embasado nas estratégias preventivas de acidentes como queimaduras, afogamentos, deslizamentos e inundações.

Segundo o secretário da Educação, Herman Voorwald, “a Evesp é uma importante plataforma para alunos e funcionários, já consolidada como um mecanismo na oferta de cursos online de idiomas. Agora demos mais um passo”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Missão: tornar ambientes virtuais seguros

Para aproximar a temática dos alunos, o jovem participante atuará com um avatar chamado “Guto” e a missão é tornar todos os ambientes virtuais seguros, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo virtual retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construção próxima a encostas e uma casa com ‘armadilhas’ como panela de pressão mal utilizada, caixa d’água aberta e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase no game é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O aluno que cumpre todas as etapas recebe certificado.

“A parceria com a Defesa Civil faz com que o ambiente virtual exerça um papel pioneiro e transforme o estudante em um ator de prevenção na sua comunidade escolar, família e vizinhança”, afirma o secretário da Educação.

O curso contará com suporte técnico por telefone (0800) e e-mail, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Situação de risco

Em uma viagem para o litoral, Aline da Cruz Dutra aluna do Ensino Médio da E.E. Professor Benedito Tolosa, passou por uma situação de risco quando estava na praia e começou uma forte chuva com raios. “Não sabia o fazer e corri em uma área aberta, algo totalmente errado. Com este game vou aprender a como reagir nessas circunstâncias”, acredita Aline.