• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/08/2011
Últimas Notícias

Gestora da rede estadual vence 14ª edição do prêmio Victor Civita Educador nota 10

Cerca de 3.000 educadores de todo o País inscreveram projetos para concorrer à disputa nas categorias Gestor Nota 10 e Professor Nota 10 O trabalho de Maria Inês Miqueleto Casado […]

Cerca de 3.000 educadores de todo o País inscreveram projetos para concorrer à disputa nas categorias Gestor Nota 10 e Professor Nota 10

O trabalho de Maria Inês Miqueleto Casado à frente da Escola Estadual Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, localizada na cidade de Ibitinga, lhe rendeu o prêmio Gestor Nota 10 na 14ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita.

Maria Inês, coordenadora do ciclo I do Ensino Fundamental na unidade, venceu a competição com o projeto “Instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos alunos”. O projeto-piloto começou em 2009 e foi consolidado no ano passado. A iniciativa consiste em uma série de medidas para dar atenção, de forma muito próxima, ao processo de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Um dos instrumentos mais importantes do projeto é um portfólio padronizado que cada professor tem sobre as salas de aula onde atua, com atividades e desempenhos de cada aluno. O material é analisado e, a partir dele, é feito um trabalho de acompanhamento da evolução da aprendizagem.

Desse modo, o trabalho é direcionado às atividades desenvolvidas pelos docentes conforme os resultados apresentados pelos alunos, além do levantamento das dificuldades e de soluções pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.

Para Maria Inês, vencer o prêmio representa o reconhecimento da iniciativa e a possibilidade de divulgá-la. “Os professores sentiram-se mais seguros ao perceber que eu era parceira deles e que a aprendizagem das crianças era um objetivo de todos da escola”, declara a ganhadora.

A diretora da Escola Estadual Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Cleuza Maria Estronioli de Castro, reitera o sucesso do projeto. “Nossa coordenadora trabalha na formação dos professores, é uma multiplicadora de conteúdo que confere diariamente cada etapa do processo de desenvolvimento dos estudantes”, afirma entusiasmada.

Concurso e premiação

O concurso premia 11 educadores que adotaram práticas de destaque em sala de aula por todo o País, sendo um vencedor na categoria Gestor Nota 10 e dez na categoria Professor Nota 10.

Cerca de 3.000 educadores do Brasil inteiro inscreveram projetos para concorrer ao prêmio neste ano. Uma equipe de selecionadores especializados nas disciplinas que envolvem cada projeto avaliou os trabalhos inscritos.

Concorreram na categoria Gestor Nota 10 diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das redes pública e privada e de escolas comunitárias. Os projetos abrangem ações na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio.

Cada um dos vencedores ganhará R$ 15 mil e um troféu. A escola em que a gestora premiada atua receberá R$ 10 mil. Além do prêmio em dinheiro, os professores selecionados participarão de um seminário sobre educação com renomados pesquisadores internacionais, terão os trabalhos divulgados na revista e no site Nova Escola e poderão usufruir de um roteiro cultural pela cidade de São Paulo.

A premiação será realizada no dia 17 de outubro, na Sala São Paulo, às 19h. A cerimônia será transmitida pela TV Cultura para 14 Estados brasileiros. Durante o evento, um júri composto por profissionais ligados à educação indicará o Educador do Ano de 2011, entre os 11 premiados, que terá direito a um curso de pós-graduação em uma instituição de sua escolha.

Criado em 1998 com o objetivo de identificar e valorizar professores que adotam boas práticas em sala de aula de todo o Brasil, o Educador Nota 10 é hoje um dos mais importantes prêmios de educação no País. Em 14 anos de existência, o título de Professor ou Gestor Nota 10 foi concedido a 140 educadores.