segunda-feira, 07/12/2020
Sociedade

Governo de SP garante integralidade dos recursos da FAPESP em 2021

Não haverá aplicação da Desvinculação da Receita Orçamentária de Estados e Municípios (DREM) aos repasses do Tesouro Estadual

O Governador João Doria informou que não haverá aplicação da Desvinculação da Receita Orçamentária de Estados e Municípios (DREM) aos repasses do Tesouro Estadual para a FAPESP.

“Ao contrário, estabelecemos ontem no Palácio dos Bandeirantes uma produtiva reunião para somar forças em investimentos na pesquisa, na ciência e na tecnologia”, afirmou o Governador após a cerimônia de assinatura de adesão de empresas ao IPT Open Experience, realizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

“É uma decisão sábia direcionar recursos para o desenvolvimento do Estado de São Paulo com base na ciência e na tecnologia”, afirmou Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, que participou da cerimônia no IPT. “Agradeço enormemente a sua visão política e prática desta questão.”

IPT Open Experience

O programa IPT Open Experience tem como objetivo atrair para o campus do IPT centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas de médio e grande porte, além de startups e instituições de ciência e tecnologia (ICTs), conectando-as à infraestrutura de tecnologia da instituição.

Na cerimônia realizada em 25 de novembro, foi formalizada a adesão de cinco empresas – Siemens, Siemens Energy, Kimberly Clark e 3M – e o início das atividades da Granbio. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, outras 21 parcerias já estão em fase de contratação.

“Este conjunto do IPT Open Experience faz parte da etapa um do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação [CITI] e que vai se expandir ao longo dos próximos anos”, afirmou o governador.

Implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o CITI tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de alta intensidade (hardtech). A meta é transformar São Paulo no “Vale do Silício brasileiro”, de acordo com o governador.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.