• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/06/2019
Governo do Estado de São Paulo
Cursos para professores

Inscrições para o prêmio Respostas para o Amanhã são prorrogadas até segunda (24)

Professor deve desenvolver trabalhos com STEM

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, dia 24 de junho.

Clique aqui para fazer as inscrições

Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias podem inscrever projetos que tenham a metodologia STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e quer promover múltiplas soluções ou respostas para um problema.

Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta. “A metodologia é jeito criativo de estimular alunos a desenvolverem competências socioemocionais e cognitivas com projetos práticos na sala de aula”, pondera Barbara Noel, educadora norte-americana especializada em STEM.

Professores devem formar equipes com 5 a 15 estudantes, sob orientação de professores que lecionem disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias.

“É importante frisar que desafios como esse são fundamentais para criar um ecossistema de aprendizagem completo para nossos jovens. Quanto mais projetos de impacto, melhor”, pontua a pedagoga Jucimeire Bispo. Docentes das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias também poderão participar, mas como professores parceiros do projeto.

Tablets, notebooks e smartphones são alguns dos prêmios que serão entregues. Na primeira fase, 20 projetos serão selecionados para seguir na fase seguinte. Entre eles, 10 passarão à final e serão avaliados por uma comissão julgadora que escolherá três vencedores nacionais.