• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 15/03/2020
Boas Práticas

Parceria faz alunos de Araçatuba terem aulas sobre comunicação e cidadania

Projeto mobiliza estudantes no período do contra-turno escolar

Uma parceria da Diretoria de Ensino de Araçatuba com a Fundação Raízen irá beneficiar mais de 230 alunos de escolas estaduais da região de Araçatuba.

Estudantes entre 14 e 16 anos das Escola Estadual Professor Aimone Sal, da Escola Estadual Professor Waldemar Queiroz, da Escola Estadual Coronel Francisco Prudente Corrêa, da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck e da Escola Estadual Vicente Barbosa irão participar de um curso na Fundação Raízen sobre diversos temas, como Autoconhecimento, Protagonismo, Comunicação Plena e Cidadania.

O curso tem duração de 12 meses e é dividido em três módulos.  No primeiro, “Quem Sou Eu?”, eles vão se olhar de forma diferente, reconhecendo sua história, o que gostam e não gostam de fazer, seus sonhos. Vão ter informações sobre seus direitos e deveres, entre outros.  O tema do segundo módulo é “Quais são meus sonhos?”. Nesse momento, os alunos vão refletir sobre suas habilidades e competências. No terceiro módulo, os estudantes vão mergulhar em pesquisas das trilhas, mapear a região, conhecer lugares e pessoas, traçar seus planos. Vão construir um plano real.

A formação vai de encontro com a disciplina Projeto de Vida, que passou a ser obrigatória para todas as escolas da rede estadual nesse ano, seguindo o Inova Educação. Nela, estudantes conversam com professores sobre seus anseios, desejos e sobre o caminho que querem trilhar ao fim do ensino básico.

Os jovens deverão passar pelos processos de observação, compreensão e ação dos temas propostos e terão diversas experiências lúdicas, criativas, reflexivas e contemplativas ao longo da formação, que começou no dia 02 de março e é realizada nos períodos da manhã e da tarde, sempre no contra-turno escolar dos jovens.

Essa é a segunda edição do projeto, que em 2019 mobilizou 103 alunos.  A Fundação Raízen é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, localizada em Valparaíso e em mais seis municípios: Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Jaú, Piracicaba e Jataí (Goiás).