• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 28/04/2009
Últimas Notícias

Parceria entre Secretaria e Fundo de Solidariedade oferece exames oftalmológicos para alunos da rede estadual

Programa irá capacitar professores para realizar testes de acuidade visual em cerca de 131 mil alunos da primeira série A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Fundo […]

Programa irá capacitar professores para realizar testes de acuidade visual em cerca de 131 mil alunos da primeira série

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), para implantar nas escolas da rede o programa Visão do Futuro. O programa será lançado nesta terça-feira (28/4), às 19h, no Palácio dos Bandeirantes e abrangerá cerca de 131 mil alunos entre 6 e 8 anos. Além da Secretaria de Estado da Educação, o Visão do Futuro também conta com o apoio de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp, Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp), Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O projeto consiste em treinar os professores da rede estadual para que possam realizar os testes em todos os alunos matriculados no primeiro ano do ensino fundamental. O objetivo é identificar a existência de problemas visuais nos estudantes e oferecer assistência e orientação para aqueles que apresentem necessidade.

A partir desta quarta-feira (29/4) já serão iniciados os exames nas salas de aulas das escolas estaduais. Após a triagem, os alunos que apresentarem alguma alteração na visão serão encaminhados para os mutirões. O primeiro mutirão está marcado para dia 16 de maio, quando as crianças selecionadas nas unidades da rede serão novamente examinadas por especialistas que poderão indicar o uso de óculos. A Associação das Consulesas irá doar os óculos para as crianças.

Às unidades escolares também cabe a tarefa de reforçar junto à comunidade a importância de comparecer às consultas e do uso dos óculos no processo de aprendizagem de seus filhos, trabalho que terá o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados obtidos.