• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 01/08/2020
Sociedade

Pesquisa da USP busca voluntários idosos para estudos sobre depressão

Interessados em participar da análise receberão tratamento gratuito por meio de estimulação magnética transcraniana

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) está buscando voluntários idosos, a partir de 60 anos, que tenham sido diagnosticados com depressão.

Os interessados participarão de pesquisa desenvolvida por equipe do IPq e receberão tratamento gratuito por meio de estimulação magnética transcraniana, uma técnica não invasiva que utiliza campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro.

Os voluntários devem ter disponibilidade de comparecer ao HC durante 20 dias úteis seguidos e, após esse período, semanalmente até o fim do terceiro mês. São requisitos também que os voluntários não possuam demência e nunca tenham realizado tratamento por estimulação magnética transcraniana repetitiva.

As inscrições para triagem são feitas exclusivamente pelo e-mail pesquisa.neuropsiquiatria@gmail.com. O tratamento é realizado por meio de um método chamado theta-burst. A técnica é uma forma mais moderna de estimulação magnética, na qual pulsos magnéticos são aplicados em um determinado padrão.

Com a pesquisa, o grupo da FM-USP pretende verificar a eficácia do método no tratamento da depressão em idosos, passando a representar mais uma opção terapêutica aos pacientes. Mais informações podem ser obtidas neste endereço eletrônico: https://bit.ly/2OLvz0v.