quarta-feira, 11/11/2009

Prazo de inscrição para exame do ENCCEJA é prorrogado até dia 30

?Avaliação será aplicada no dia 21 de fevereiro de 2010 em 123 municípios do Estado O prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e […]

O prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, nível fundamental, foi prorrogado para o dia 30 de novembro. A data da avaliação está marcada para o dia 21 de fevereiro de 2010 e será aplicada em 123 municípios do Estado de São Paulo. O exame é uma oportunidade para jovens e adultos, que por algum motivo interromperam os estudos, obterem o certificado de conclusão referente ao Ensino Fundamental.

A participação é gratuita e voluntária. Os candidatos devem ter no mínimo 15 anos, completos até o dia da prova. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever. A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza, em sua página na internet,  um link para acesso às inscrições e informações sobre o Encceja, que é organizado pelo Ministério da Educação.

Preparação para o Encceja

A Secretaria de Estado da Educação iniciou o segundo semestre letivo de 2009 com reformulações na Educação de Jovens e Adultos, a serem completamente implantadas até 2011. Dentre as mudanças, uma nova divisão para o conteúdo pedagógico, que tem como objetivo adequar o curso ao padrão das avaliações nacionais para jovens e adultos. A Secretaria também irá distribuir gratuitamente novos materiais para os mais de 300 mil alunos matriculados na modalidade. Os novos livros têm todo o conteúdo voltado para a matriz curricular exigida no Encceja.

“A intenção é que o aluno de EJA na rede estadual esteja preparado para conseguir a certificação. É fundamental que o curso atenda aos padrões nacionais”, explica o secretário Paulo Renato Souza.

Somente no primeiro semestre de 2009, cerca de 130 mil pessoas concluíram os estudos por meio da EJA. No mesmo período, 460 mil alunos freqüentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente 2.500 escolas da rede estadual de São Paulo.