• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/11/2004
Últimas Notícias

Professora de Guarujá vence Concurso Professor do Ano 2004

Cerca de 500 docentes estiveram presentes na cerimônia de premiação Com o projeto A geografia brasileira das palavras, a professora do ciclo I (1ª a 4ª série), Ivete Maria de […]

Cerca de 500 docentes estiveram presentes na cerimônia de premiação

Com o projeto A geografia brasileira das palavras, a professora do ciclo I (1ª a 4ª série), Ivete Maria de Souza, da Escola Estadual Dona Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira, do município de Guarujá, foi a vencedora da 2ª edição do concurso Professor do Ano, promovido ontem, dia 17, pela Diretoria de Ensino da Região de Santos, no Clube dos Ingleses. O evento é uma realização da DERS em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e com a iniciativa privada. A vencedora levou para casa um computador com impressora.

A 2ª colocada foi a professora Andrea Losada da EE Gracinda Maria Ferreira (Santos), contemplada com um videokê. O 3º lugar ficou para Kazuko Onozato Ushimaru, da EE Benevenuto Madureira (Santos), premiada com um DVD, o 4º, que ganhou um micro system, foi ocupado por Maria Batista de Carvalho, da EE João Octávio dos Santos (Santos) e o 5º e último lugar ficou com o professor Danilo Pastoriza dos Santos, da EE Renê Rodrigues de Moraes (Guarujá), agraciado com um aparelho de televisão. Os demais finalistas, selecionados até a 20ª posição ganharam uma viagem para a Estância Alto da Serra.

A vencedora não escondia a emoção de ter sido escolhida. “Não imaginava ser a primeira colocada, embora tivesse a expectativa de ser selecionada. O meu projeto, da disciplina de língua portuguesa, ofereceu instrumentos às crianças da escola para que entendessem as diversidades culturais do nosso país. O objetivo era valorizar o patrimônio lingüístico como bem comum a ser preservado por todos”, destaca.

Para participar os professores deveriam lecionar para alunos dos Ensinos Fundamental (1ª a 8ª série) e Médio, em exercício na rede estadual de ensino dos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. Os interessados tiveram que preencher uma ficha de inscrição e anexar um projeto em forma de relato, que tivesse contado com a participação dos alunos em todas as suas etapas. As experiências relatadas ocorreram nos anos de 2003 e/ou 2004 (até o mês de setembro), conforme exige o regulamento. As mesmas também deveriam apresentar condições de avaliação dos resultados.

Os projetos abordaram um dos seguintes temas: novas tecnologias (trabalhos relativos à área de informática), meio ambiente, esporte e qualidade de vida, alfabetização ou incentivo a cultura (arte, música).

A dirigente regional de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira dos Santos, afirmou que o concurso já faz parte do calendário da Diretoria de Ensino de Santos. O concurso é um incentivo aos professores da rede estadual para que divulguem os trabalhos que deram resultados em sala de aula. Confesso que a comissão teve dificuldade na seleção em função da boa qualidade dos projetos apresentados e isso é motivo de orgulho para nós da Diretoria de Ensino”, revelou.

A seleção dos trabalhos foi feita por uma comissão julgadora composta por assistentes técnico pedagógicos e educadores convidados pela Diretoria de Ensino.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora executiva do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, da secretária de Educação de Santos, Jossélia Fontoura, do secretário de Educação de Guarujá, Zoel Garcia, do gerente geral do Banespa em Santos, Cesar Rodrigues de Almeida, entre outras autoridades.

Os parceiros da Diretoria de Ensino que colaboraram na realização do evento são: Secretaria Estadual da Educação, Grupo Promofair, Banespa, Clube dos Ingleses, Yellow Tour, Faber Castell, Copy Express, Atec Informática, Playcenter, City Computer, CIS (Centro de Informática de Santos), CNA, Colégio Lamec, Livraria Pagu, ADD Informática, Papelaria Jambo, Gardênia Flores, Tocantins Pães e Doces e Posto Portal de Santos.

Renata Ferrarezi