• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/11/2016
Ensino Fundamental

Projeto de grande clube de futebol italiano une o esporte à educação

Ação é desenvolvida pela Inter de Milão (ITA); São Paulo conta com nove escolinhas de futebol

 
Ser um jogador(a) de futebol é o sonho de muitos meninos e meninas em todo o mundo. No Brasil, onde o esporte é popular, basta ir às ruas, praias, quadras de prédio, entre outros lugares, que você encontra crianças, adolescentes e adultos jogando futebol.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sabendo disso, a Inter de Milão, tradicional clube da Itália, trouxe para o Brasil o projeto Inter Academy Base Brasil. Sob o comando do grego Chris Kypriotis, dono da Black Tag, do austríaco Markus Schruf, da WWSA, a iniciativa oferece aulas de futebol e de formação sócio-educacional para crianças e jovens de baixa renda. Na última quinta-feira (3), Markus e outros membros do projeto se encontraram com o secretário José Renato Nalini para apresentar a ação.

Atualmente, o projeto conta com 30 escolinhas de futebol – nove só em São Paulo – espalhadas por 17 Estados do Brasil. Para participar da iniciativa jovens com idade entre 4 a 18 anos precisam estar matriculados na escola, treinar e participar de jogos nos núcleos esportivos. Os participantes têm acompanhamento no desempenho escolar, ao mesmo tempo em que têm contato com metodologias e técnicas avançadas do futebol.

Os técnicos das escolinhas são profissionais capacitados, todos supervisionados pela Inter. Já os alunos vão recebem material esportivo oficial do clube italiano.

Para mais informações sobre o Inter Academy Base Brasil, clique aqui.

Sobre o clube italiano

Fundada em 1908, a Inter de Milão é um dos clubes mais bem-sucedidos da Itália, sendo o único do país a nunca ter sido rebaixado a divisões anteriores. No total o time tem 18 títulos da Série A do Campeonato Italiano de Futebol, 7 Copas da Itália e 5 Supercopas da Itália, com um total de 30 troféus conquistados somente no seu país.

Além disso, o clube é o sétimo time europeu e décimo segundo no mundo com maior número de títulos internacionais reconhecidos pela UEFA, entidade que regulamenta o futebol na Europa, e pela FIFA, organização que coordena o futebol no em todo o planeta.

Esportes na rede estadual paulista

Na rede estadual, além dos tradicionais jogos coletivos (futebol, handball e vôlei), as escolas oferecem uma série de outras atividades. Entre elas, estão as aulas de baseball, frisbee, badminton, tchoukball e o próprio rugby.

Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há ainda dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.

Clique aqui e saiba mais sobre as atividades esportivas oferecidas pela Secretaria da Educação.