• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/08/2019
Notícia

Rematrículas na rede estadual poderão ser feitas online

Prazo começa no dia 26 de agosto para jovens já cadastrados e no dia 1º de outubro para estudantes de outras redes

Pela primeira vez, as matrículas para 2020 dos estudantes da rede estadual poderão ser feitas pela internet. Essa foi uma das novidades anunciadas pela Secretaria da Educação nesta quarta-feira, que também vai atualizar os cadastros de pais e responsáveis pelos alunos matriculados. O prazo será iniciado na próxima segunda-feira, dia 26.

O processo pela internet será aberto para pais e responsáveis que já são cadastrados junto a Secretaria Escolar Digital (SED) da Seduc, no endereço sed.educacao.sp.gov.br. Também será possível acessar via aplicativo Minha Escola SP, encontrado na Play Store (Android) ou Apple Store (IOS). Quem não tiver o cadastro deverá comparecer a uma escola.

Para estudantes que já estão matriculados na rede estadual, o prazo de rematrícula e atualização de cadastro vai do dia 26 de agosto até o dia 23 de setembro. Para ter acesso às plataformas, o responsável precisa fazer um cadastro na escola antes. O responsável do jovem deve ir até a unidade, munido de comprovante de endereço, documento próprio e cédula de identidade e certidão de nascimento do jovem.

Para estudantes de outras redes, o período vai de 1º a 31 de outubro. Vale a mesma regra: é preciso realizar o cadastro na escola antes de acessar o aplicativo ou a Secretaria Escolar Digital.

A Seduc quer aproximar pais e responsáveis dos estudantes da rede por meio de uma atualização cadastral. Hoje, há somente 350 mil cadastros no sistema, de uma rede com mais de 3 milhões de alunos. “Queremos que o cadastro seja todo feito online a partir do ano que vem. Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma o secretário de Educação Rossieli Soares.

A matrícula digital faz parte de uma série de ações de melhoria de gestão na educação de São Paulo, automatizando processos e estar cada vez mais digital. “Queremos que, nos próximos anos, tudo seja automático, seja aqui dentro da Educação com o programa SP Sem Papel, seja para nossos professores e jovens”, pontua o coordenador da COPED, Caetano Siqueira.