• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/12/2020
Sociedade

Residência que abriga o museu Casa Mário de Andrade completa 100 anos

Casa das Rosas celebra 16 anos como Espaço Haroldo de Campos; confira agendas gratuitas

Para celebrar os 100 anos da residência onde fica o museu Casa Mário de Andrade e os 16 anos do museu Casa das Rosas desde que se tornou Espaço Haroldo de Campos, esses espaços voltados para a literatura, cultura e artes oferecem uma programação especial em dezembro. Com agendas gratuitas, as instituições compõem a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

Casa Mário de Andrade

A roda de conversa 100 anos da Casa: Mário de Andrade e a Barra Funda traz a relação entre a história do bairro Barra Funda, em São Paulo, e a inserção da morada do escritor e modernista Mário de Andrade, além das manifestações culturais que fazem parte do território. A atividade ocorre no dia 5 de dezembro, sábado, das 16h30 às 17h, e integra a programação da Jornada do Patrimônio 2020. Para ficar por dentro desses históricos e curiosidades, basta acessar o Facebook ou o canal de Youtube do museu.

Marcelo Tupinambá Leandro, coordenador de programação cultural da Casa Mário de Andrade e doutorando em Musicologia na UNESP, e Fernanda Lé, assistente de programação cultural da Casa Mário de Andrade, graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo e técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude, coordenam a roda de conversa virtual voltada ao centenário da residência que abriga o museu e que foi moradia de Mário de Andrade e sua família entre 1921 e 1945.

Informações sobre a Casa também estão presentes na exposição de longa duração chamada Morada do Coração Perdido, com curadoria de Carlos Augusto Calil. A mostra inclui móveis originais da casa, objetos pessoais de Mário – entre eles, os famosos óculos redondos – e diversas reproduções de documentos, fotografias e vídeos. Para conhecer de forma presencial, o museu fica aberto para visitas de quarta-feira a sábado, das 12h às 16h, permitindo a entrada de até quatro pessoas por hora. É necessário respeitar as medidas sanitárias por conta da pandemia da Covid-19 e fazer um agendamento prévio pelo site http://www.casamariodeandrade.org.br/planeje-sua-visita.

Complementando temas abordados no espaço físico, a exposição está disponível virtualmente com a trajetória da vida de Mário e suas diversas atuações profissionais: escritor, poeta, cronista, ensaísta, crítico das artes, músico, professor de música, pesquisador, folclorista, fotógrafo, ativista cultural e gestor público. Para conhecer, clique aqui: http://casamariodeandrade.org.br/morada-coracao-perdido/.

Casa das Rosas

Para celebrar os 16 anos como Espaço Haroldo de Campos, a Casa das Rosas promove várias atrações por meio da Paulista Poética 2020 a fim de resgatar a ampla atuação do museu na formação e difusão literárias. A programação de aniversário oferece saraus com alunos e ex-alunos dos programas do Centro de Apoio ao Escritor e do Centro de Referência Haroldo de Campos, apresentações literomusicais e uma retrospectiva com trechos da programação virtual realizada neste ano.

O Encontro de Escrita criativa está agendado para o dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 19h, pelo Google Meet. A conversa será com Marcelino Freire, escritor, editor e criador da Balada Literária, e abordará aspectos das oficinas de escrita, a formação de autoras e autores, os caminhos não hegemônicos da edição de livros e a influência de atividades culturais na construção de uma nova cena literária. As inscrições estão abertas neste link: https://bit.ly/35YIBB4.

O Sarau “A pleno pulmões”, o mais antigo sarau da Casa das Rosas, deixa o microfone aberto, mesmo em período de distanciamento social. No dia 5 de dezembro, sábado, às 19h, o público poderá participar pelo Google Meet – https://meet.google.com/aew-bicg-paf – com a capacidade de 250 pessoas conectadas simultaneamente e Paulo D’Auria, poeta e articulador cultural do coletivo Poetas do Tietê, como mestre de cerimônia. O convidado da vez é o Sarau da Maria, criado nos anos 1970 como um ambiente que aproxima coletivos, artistas e moradores da Vila Maria, bairro da zona norte de São Paulo.

Na semana seguinte, em 9/12, quarta-feira, a partir das 19h, o museu recebe o show “AfrôGira – A gira dos quintais das pequenas Áfricas” de Renato Gama, músico, compositor e produtor. A apresentação ocorre pelo Facebook e canal do YouTube da Casa das Rosas. Baseado em seu terceiro disco, Renato Gama traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros, adotando o afeto como liga para as amarras pessoais e criando um cenário onde o aquilombamento se torna fundamental para conduzir espaços de segurança.

Já o Sarau de lançamento da Revista BUFO, publicação com experimentos por meio de poemas a partir de investigações com as possibilidades expressivas da palavra em suas múltiplas dimensões (verbal, gráfica, sonora e vídeo-poéticas), será no dia 10/12, quinta-feira, às 19h. Os 28 poetas que frequentaram as aulas do curso Poesia Expandida, realizado pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu, e os professores Anderson Gomes, Daniel Minchoni e Juliana Di Fiori Pondian participam da intervenção. O evento será transmitido pelo YouTube.

No dia 11/12, sexta-feira, às 16h, ocorre o lançamento do vídeo-retrospectiva da programação da Casa das Rosas feita ao longo de 2020, via Facebook e YouTube. Com a pandemia da Covid-19, a Rede de Museus-Casa Literários do Estado de São Paulo teve que se adaptar rapidamente à nova realidade. A Casa das Rosas transferiu toda sua programação para os ambientes virtuais e os resultados foram surpreendentes, como poderá ser percebido na apresentação audiovisual.

A turma de poesia do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) deste ano apresenta poemas escritos ao longo da formação e lançam o livro coletivo Longe de Monte Carlo no Sarau do CLIPE Adulto. O evento está marcado para o dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 19h, via YouTube.

Pelo encerramento da Paulista Poética, no dia 12 de dezembro, sábado, a partir das 15h, ocorre o Sarau do CLIPE Jovem com a turma do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem (CLIPE Jovem) pelo Facebook e YouTube. Explorando o formato virtual e com a tutoria de Rafael Masini, o sarau traz uma apresentação feita inteiramente à distância, que tem desde apresentações musicais em grupo até leituras individuais dos participantes.

O Sarau de Prosa do CLIPE na mesma data (12) e às 19h, será apresentado no Facebook e YouTube. A turma de prosa do Clipe apresentam fragmentos dos textos escritos a partir das aulas e que estarão reunidos numa antologia a ser lançada no início de 2021.