• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/12/2020
Pais e Alunos

Secretário de Educação visita escola finalista do Prêmio Gestão Escolar

Projeto com alunos tutores e busca ativa em Jarinu foi escolhido como melhor do Estado

O secretário de educação Rossieli Soares visitou nesta quarta-feira (9) a escola estadual Orlando Mauricio Zambotto, localizada na cidade de Jarinu, finalista do Prêmio Gestão Escolar 2020.

O projeto apresentado pela escola no Prêmio tem o tema: “O engajamento da comunidade escolar e as práticas exitosas em tempos de distanciamento social”. Ele consiste na criação de grupos no Whatsapp por turma para que os alunos pudessem ter contato direto com a equipe escolar.

Também foram selecionados 33 alunos que se transformaram nos tutores das salas, com a finalidade de facilitar o trabalho pedagógico. Ainda como parte da iniciativa, a equipe gestora imprimia os trabalhos para que as famílias retirassem, e ia à casa dos alunos quando a busca ativa era necessária.

O secretário elogiou a iniciativa e avaliou que ela deve ser replicada em outras unidades. “A Zambotto está nos ajudando a aprender para depois levar isto para as outras 5 mil escolas e quem sabe, até para escolas de outras redes”, afirmou Rossieli.

Uma das tutoras é Renata Cristina de Oliveira Magalhães. Com 49 anos, ela retornou a escola neste ano para cursar o Ensino de Jovens e Adultos. Ela relatou que no início da pandemia ficou decepcionada por não poder frequentar a escola presencialmente pois ficou 27 anos afastada do ambiente escolar.

Mas o empenho de Renata em concluir os estudos fez com que ela fosse escolhida como tutora de sua sala, motivando não só ela mesma como também seus colegas de classe. “Eu consegui ajudar os meus colegas e busquei observar com cada aluno qual era o problema deles. A partir daí, eu levava até os meus diretores, coordenadores e professores. A gente foi fazendo uma troca, eu consegui ajudar e fazer com que os meus colegas não desistissem”, relatou.

Renata concluiu seus estudos. A filha Isabela também estuda na unidade na parte da manhã e, inspirada pela mãe, também passou a ajudar os colegas. “Ela evoluiu muito como aluna e se tornou mais independente, mais responsável e ela se tornou uma pessoa que olha mais para o outro”, afirmou.

Prêmio Gestão Escolar 2020

Agora a escola, classificada em primeiro lugar, como finalista na etapa Estadual, agora aguarda com outras quatros unidades das demais regiões do Brasil o resultado e premiação que definirá qual delas é a Escola Referencia Nacional.

A grande final acontece na próxima quinta-feira (10), a partir das 16h30, pela TV Escola,  no Youtube (www.youtube.com/tvescola), na antena  parabólica ou nos canais de TVs por assinatura.

As cinco escolas finalistas receberão o prêmio de R$ 10 mil, além dos cursos de especialização da Univesp para a equipe escolar, e computadores e tablets oferecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já a escola Referência Nacional receberá, além dos equipamentos e das bolsas, o prêmio em dinheiro de R$ 30 mil.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Gestão Escolar valoriza boas práticas de gestão escolar e neste ano o objetivo foi premiar as unidades que conseguiram desenvolver boas ações durante o distanciamento social.

Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar 2020 bateu recorde de inscrições, com cerca de 8 mil inscritos. Deste total, concorreram 961 escolas da rede municipal e estadual.