• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/05/2019
Educação Especial

Secretário Rossieli Soares participa de seminário sobre Inova Educação para rede estadual

Evento apresentou as ideias e detalhes do Inova Educação para dirigentes e PCNPs de todo o estado

O secretário da educação Rossieli Soares participou na tarde desde segunda-feira (06) de seminário na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAPE).

+ Governo de SP lança Inova Educação

Parte da série de eventos promovidos pela Educação para dialogar e ouvir a rede em suas mais diversas práticas, o evento detalhou, com exemplos práticos e sugestões, as ideias do programa Inova Educação para dirigentes de ensino, PCNPs e coordenadores de gestão humana de todo o estado. O seminário foi transmitido para mais 12 salas na EFAPE, bem como para toda a rede pelas redes sociais.

Projeto de Vida visa criar progressão de conteúdos para alunos

Um dos principais pontos do Inova Educação, o Projeto de Vida foi dissecado em suas variadas formas de aprendizagem para os alunos, incluindo sugestões de progressões pedagógicas para serem trabalhadas ao longo do ano letivo. “O passo central é pensar nos estudantes, na aprendizagem e pensar em estimular a criatividade dos alunos”, pontua o secretário executivo de educação, Haroldo Rocha.

+ Confira a apresentação do programa Inova Educação

Um dos intuitos do acréscimo de quinze minutos diários no horário escolar, com cinco novos tempos é desenvolver capacidades socioemocionais numa idade de grande amadurecimento na vida humana. “Temos hoje um trabalho que estimula muito o desenvolvimento cognitivo dos estudantes: o quanto eles memorizam, o quanto resolvem problemas lógicos e o quanto sabem de conteúdo. O Inova Educação mexe um pouquinho nessa balança e coloca as habilidades socioemocionais, que também são importantes e ajudam no aprendizado das cognitivas”, pontua Caetano Siqueira.

Outro ponto abordado sobre o Projeto de Vida é a possibilidade de moldá-lo de acordo com a realidade de cada escola. “O Projeto de Vida dá a possibilidade de fazer projetos locais, que dialoguem com a comunidade”, cita José Carlos Francisco, coordenador da gestão de recursos humanos da CGRH.

Rede compartilha exemplos positivos de eletivas

Durante o elenco, o secretário Rossieli perguntou para os participantes exemplos positivos de eletivas criadas durante todo o estado. Várias práticas foram mostradas e explicadas pela plateia, como as eletivas de stop motion, reciclagem, robótica e outras. “A ideia da eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida. E também se interesse pelo diferente, conheça novos rumos e possa alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diferentes e novas possibilidades de atuação”.

A eletiva é uma matéria criada por professores com base nos conteúdos debatidos no Projeto de Vida. A partir da experiência dos alunos, professores criam matérias que trabalham diversos pontos da aprendizagem dos alunos. Dentre os exemplos mais comuns estão eletivas de mediação de conflitos, empreendedorismo e iniciação científica. “O conceito de eletivas já está bem entendido na rede. A ideia de que o aluno faz escolhas e o professor contrói um campo de aprendizado diferenciado mobiliza a escola. Os alunos querem ser autores das coisas”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da educação.

O evento detalhou como as eletivas serão trabalhadas nas escolas. A partir do Projeto de Vida, professores ofertam disciplinas e abordagens de conhecimento que trabalham pontos levantados pelo Projeto de Vida ou pela própria experiência com os alunos. “As eletivas podem ser trabalhadas de forma independente do Projeto de Vida. A ideia é que o aluno saia um pouco do mundo dele e tenha contato com uma nova realidade”, explica o secretário Rossieli.

Aula de tecnologia terá visão sistêmica sobre o tema

Outro ponto debatido no evento foram as aulas de tecnologia. Com exemplos para a rede, o secretário Rossieli explicou como o conteúdo pode ser abordado em sala de aula. “A aula de tecnologia proposta pelo Inova Educação irá mais falar sobre tecnologia do que ensinar a usá-la. O que é big data? O que é learning machine? Precisamos abordar esses temas que estarão cada vez mais presentes na vida do aluno”, explica Rossieli Soares, secretário da educação.

Segundo o secretário, as aulas de tecnologia são obrigatórias, mas podem ser moldadas de acordo com cada escola. “Falo que é uma espécie de obrigatória eletiva. A abordagem sobre tecnologia vai de cada escola. As escolas podem cair para o lado da programação ou de uma outra prática”, explica.

O Inova Educação é inspirado em resultados positivos de práticas de sucesso já aplicadas na rede, em especial no PEI – Programa de Ensino Integral. Atualmente, 190 alunos da rede estadual já têm aulas seguindo o novo modelo pedagógico.