• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/11/2009
Últimas Notícias

Terminam as inscrições para vagas de professores temporários em 2010

Candidatos devem manifestar interesse nas diretorias de ensino das regiões onde desejam trabalhar O prazo para inscrições de docentes interessados em participar do processo de atribuição de aulas/classes na rede […]

Candidatos devem manifestar interesse nas diretorias de ensino das regiões onde desejam trabalhar

O prazo para inscrições de docentes interessados em participar do processo de atribuição de aulas/classes na rede estadual em 2010 termina nesta sexta-feira (13/11). Os candidatos devem se apresentar até as 18h nas Diretorias Regionais de Ensino de sua preferência. Para participar do processo seletivo, é necessário ter diploma de licenciatura, de bacharel ou de tecnólogo em nível superior ou ser aluno do curso regular de licenciatura plena.

Os candidatos ainda farão uma prova de classificação, com inscrição via Internet até o dia 20 de novembro no portal da Vunesp (www.vunesp.com.br), órgão responsável pela aplicação das provas. As datas e horários da realização dos exames serão anunciados oportunamente.

“Facilitamos o acesso de todos os candidatos às vagas de professores da rede estadual de ensino e melhoramos a dinâmica das atribuições de classes e aulas”, afirmou o secretário Paulo Renato Souza.

Habilidades e competências

No último dia 4, a Secretaria de Estado da Educação publicou uma resolução no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a descrição das competências e das habilidades desejáveis para professores que já atuam ou desejam atuar na rede pública estadual, além da bibliografia para exames e concursos.

A publicação especifica os perfis requeridos para professor ensino básico I, professor ensino básico II e de educação especial. No caso dos professores ensino básico I, a Secretaria indica a fundamentação pedagógica, ou seja, identificação das principais contribuições da atividade escolar para o desenvolvimento dos alunos, distinção das condições de aprendizagem necessárias conforme a natureza dos conteúdos, e a construção de rotinas de trabalho para organizar o tempo didático, por exemplo. Também são exigidas competências técnicas gerais – necessárias para todos os professores do módulo – e conhecimentos específicos para o ensino de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

Já aos docentes do ensino básico II são pedidos outros tipos de conhecimentos, como cultura geral e profissional; as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas da educação; conhecimento pedagógico; conhecimentos para o desenvolvimento profissional, entre outros, além daqueles especificamente referidos à sua habilitação.

O texto aponta ainda o perfil desejado, as habilidades, a bibliografia com 15 livros e os documentos requeridos para cada uma das disciplinas: língua portuguesa, arte, educação física, inglês, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Em filosofia, por exemplo, fazem parte do currículo livros de René Descartes e Jean-Jaques Rousseau.

Titulares de cargo

Os titulares de cargo classificados nas escolas devem optar pela jornada de trabalho que desejam exercer em 2010, fazendo a inscrição na própria unidade escolar onde atuam, entre os dias 1º e 11 de dezembro. Estes professores não participarão do exame.

Os cronogramas das fases de classificação dos inscritos e de atribuição de classes e aulas do processo do ano letivo de 2010 serão estabelecidos em portaria a ser publicada.