quarta-feira, 25/03/2020
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Unesp certifica pesquisa de estudantes da rede

Alunos da Escola Estadual Major Arcy, na capital, integraram Programa de Bolsas de Iniciação Científica da universidade

Cerca de 20 alunos da Escola Estadual Major Arcy, localizada na capital, receberam, após 12 meses, da Unesp o certificado de conclusão de pesquisa em razão da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual Paulista com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Participaram do programa estudantes do primeiro, do segundo e do terceiro anos do Ensino Médio. Durante o PIBIC-EM, os jovens foram contemplados com auxílio financeiro no valor de R$ 100 e tiveram orientação da assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp, a professora Célia Regina Nogueira, doutora em Endocrinologia e professora titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, do campus de Botucatu.

Com temas diversificados, os alunos desenvolveram os projetos nos seguintes assuntos: Educação Financeira; Basquete: Um Meio Social; Áreas Verdes Urbanas: Suas Causas de Degradação; Mudanças Climáticas no Ambiente Marinho; e Crise de Ansiedade, por meio de pesquisa bibliográfica e, em alguns projetos, também houve coleta de dados. Para a sistematização do trabalho, foi usada a ferramenta Formulários Google.

Evolução

Segundo relato dos professores da escola estadual, o trabalho provocou, ao longo do ano passado, uma mudança no ambiente escolar em relação à percepção sobre as áreas verdes do colégio, a educação ambiental e o próprio cuidado dos alunos com eles mesmos. As apresentações finais ocorreram no prédio da reitoria da Unesp, na capital.

“Observamos uma evolução dos estudantes porque melhoraram a forma de apresentar os conteúdos, de entender os resultados da pesquisa e, principalmente, na maneira como realizam os questionamentos. Eles também melhoraram a forma como buscam soluções para desafios que se propõem a responder”, avalia a professora Célia Regina Nogueira.

“Dessa forma, a Unesp cumpre o papel de fomentar as vocações e de estimular nos alunos do Ensino Médio o interesse pela vida acadêmica, como forma de garantir um futuro profissional promissor”, acrescenta.