segunda-feira, 22/06/2009

Visão do Futuro dá óculos a quase 1.800 alunos

?46 mil estudantes da rede vão passar por exames oftalmológicos até dia 15 de Agosto Quase 1.800 alunos vão ganhar óculos do Programa Visão do Futuro, iniciativa do Fundo de […]

Quase 1.800 alunos vão ganhar óculos do Programa Visão do Futuro, iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O programa pioneiro no Estado ainda vai encaminhar outros 46 mil estudantes aos exames médicos ambulatoriais, em grandes hospitais da cidade. Todos os alunos tiveram problemas de visão detectados durante a triagem feita nas escolas da rede.

As consultas acontecem todos os sábados até o dia 15 de agosto e são realizadas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Hospital das Clínicas, Hospital São Luiz Gonzaga, Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo e na Universidade Federal de São Paulo.

A parceria capacitou 4.800 professores que realizaram nas salas de aulas a primeira etapa do programa. Por meio dos testes de acuidade visual, aplicados pelos docentes, foi possível identificar os alunos com sintomas que denunciem a existência de algum problema de visão.

Ao todo, 133 mil alunos entre 6 e 8 anos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental foram avaliados.

Trabalho com a comunidade

As unidades escolares têm também a tarefa de reforçar junto à comunidade a importância de comparecer às consultas e do uso dos óculos no processo de aprendizagem de seus filhos. “É necessário que a família compreenda a importância de levar seu filho para fazer o exame”, comenta Ana Leonor Sala Alonso, coordenadora do programa Visão do Futuro na Secretaria de Estado da Educação. Esse trabalho de conscientização terá o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Visão do Futuro

O programa Visão do Futuro também conta com a parceria de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp e com a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. Outro importante apoio vem da Associação das Consulesas (Aconsp), que doa os óculos para as crianças.

Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados.