• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/10/2019
Avisos de Pautas

Nova campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira

Até dia 25 de outubro, doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação para crianças entre 6 meses e 5 anos

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta segunda-feira (7), em parceria com municípios e o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. No sábado (19), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

Pais, professores e estudantes da rede pública, a mobilização de todos é fundamental para que a campanha atinga seus objetivos. “A Secretaria da Educação apoia todos os processos de vacinação e se compromete a atuar em parceria com as outras pastas para esse interesse de saúde pública”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. “A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, diz a Diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.